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08/11/2024

Ânima Holding (ANIM3) amplia geração de caixa e reduz alavancagem no 3T24

Em novo momento operacional, companhia entrega resultados sólidos e mira no crescimento sustentável.

A Ânima Holding S.A (B3: ANIM3) divulga ao mercado no dia 06 de novembro (quarta-feira) os resultados financeiros do 3º trimestre de 2024, e o consolidado dos primeiros nove meses do ano. Os números demonstram o acerto da estratégia da companhia de adotar medidas da “porta para dentro” para alcançar números sólidos e consistentes, como a redução nos custos operacionais e consistente geração de caixa, que resultaram na queda da alavancagem por mais um trimestre, saindo de 2,76x no segunda trimestre de 2024 para 2,71x, já considerando os dividendos pagos no trimestre, e forte crescimento do Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ex-IFRS16, de 12,2% (terceiro trimestre de 2024 vs. terceiro trimestre de 2023), com expansão de 3,1p.p. na margem sobre mesmo período do ano anterior, alcançando a cifra de R$ 264,8 milhões do terceiro trimestre de 2024 (R$ 860,7 milhões no acumulado do ano). No acumulado dos 9 meses de 2024 o Ebitda ajustado ex-IFRS16 cresce 19,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro líquido ajustado da Ânima alcançou R$ 49 milhões no terceiro trimestre de 2024, com o acumulado nos primeiros nove meses do ano chegando a R$ 178,2 milhões. —Novamente apresentamos um trimestre de resultados financeiros crescentes, em continuidade ao que chamamos de: o ano da colheita. Temos um aumento real de tíquete e redução da evasão em todos os segmentos de negócio, reforçando nossa capacidade de entregar serviços de qualidade— afirma Paula Harraca, presidente da Ânima.

Mesmo diante de um cenário macroeconômico que ainda impõe desafios para o setor, a perspectiva é positiva. —Estamos em uma rota saudável e, a cada trimestre, apresentamos resultados consistentes aos nossos acionistas, educadores e estudantes. Sem perder a disciplina na gestão de custos e despesas, nossas energias passam agora a se concentrarem em retomarmos a agenda de crescimento de nossas receitas. Estamos confiantes—destaca o CFO da Ânima, Átila Simões da Cunha.

Com a consistente disciplina de execução e a segurança necessária, a companhia adotou recentemente um novo desenho organizacional focado em três grandes avenidas de crescimento: 1) potencializar o negócio principal, o Ensino Acadêmico do Ânima Core; 2) cultivar e estruturar negócios adjacentes focando em oportunidades como Ensino Digital, B2B e Educação Continuada; e 3) uma estrutura para criar negócios emergentes genuinamente novos. —Após um diagnóstico e entendimento dos desafios e oportunidades, definimos um novo desenho organizacional, que reflete a nossa estratégia: é imperativo voltarmos a crescer de forma sustentável. E estou muito confiante de que estamos prontos para isso. Temos clareza dos desafios e determinação para fazer acontecer nossa visão e ambições de curto, médio e longo prazo. Tudo isso vem sendo construído em alicerces muito sólidos— reforça a presidente da companhia.

Destaques financeiros —No terceiro trimestre de 2024, diversas iniciativas implantadas pela Ânima ao longo dos últimos anos com o objetivo de integrar as unidades adquiridas da Laureate e, desta forma, gerar maior eficiência financeira e operacional, se traduziram novamente em crescimento de Ebitda, com alta de 12,2% e expansão de 3,1p.p. na margem (19,4% de expansão e de 4,0 p.p. na margem na comparação dos 9 meses de 2024 com igual período de 2023), em comparação ao mesmo período do ano anterior, além da geração de caixa, alcançando R$ 328,5 milhões de geração de caixa da empresa no trimestre (R$ 778,9 no acumulado do ano de 2024) e, novamente, redução de alavancagem, encerrando o período a 2,71x, já considerando o pagamento de dividendos realizado no trimestre.

Ânima Core —O Ânima Core comprova a assertividade da companhia ao favorecer, no início de 2024, a qualidade da receita, ao mesmo tempo em que fortalece as marcas regionais para um posicionamento de valor mais alinhado à proposta de qualidade. Desta forma, a evasão do Ensino Acadêmico (cursos de graduação) do período melhorou em 1,4 p.p. e o tíquete líquido cresceu aproximadamente 5%, ante o terceiro trimestre de 2023, crescendo 7% no acumulado do ano de 2024.

Ensino Digital —O Ensino Digital manteve-se em rota de crescimento no terceiro trimestre de 2024 e o tíquete médio cresceu 3,7% (9,2% no acumulado do ano de 2024), e a evasão foi reduzida em 2,3 p.p.. A receita líquida apresentou alta aproximada de 2% e chegou a R$ 65,6 milhões. No ano, a receita líquida já cresce 11,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. A base de alunos do segmento é 132,5 mil estudantes, aumento de 0,8%. O trimestre apresentou ainda crescimento expressivo de 67,7% no resultado operacional desse segmento de negócios, impulsionado por menores despesas no período.

Inspirali — A Inspirali, vertical que reúne os cursos de Medicina da Ânima, encerrou o período com 11.626 alunos matriculados nos 15 campi onde possui o Ensino Acadêmico (cursos de graduação), ficando 1,6% acima da base de alunos do terceiro trimestre de 2023. O tíquete cresceu 6,9% no terceiro trimestre de 2024 versus o terceiro trimestre de 2023 (10,0% no nove meses de 2024 versus nove meses de 2023), levando a uma receita líquida do Ensino Acadêmico de R$ 324,9 milhões no terceiro trimestre de 2024, 8,6% maior em comparação ao mesmo período do ano passado (crescimento de 11,5% no comparativo nove meses de 2024 versus nove meses de 2023). Vale destacar que no trimestre tiveram início as aulas da primeira turma do curso de graduação de Medicina da Faculdade Una de Tucuruí, localizada no município de Tucuruí (Pará), cujas 50 vagas anuais autorizadas foram preenchidas em sua totalidade.

Ânima Educação  —Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 358 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, Ebradi (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.   

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação — parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – Filasa, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.