E cresce 90,5%, e lucro líquido de R$45 milhões, desempenho recorde no período. Margem Ebitda ajustada de mercadorias atingiu 12,6%, aumento de 3,3 p.p., impulsionada pela expansão de 4,0 p.p. da margem bruta de vestuário, que alcançou 54,8%. Midway financeira apresentou Ebitda 5,6 vezes maior em relação ao terceiro trimestre de 2023.
A Guararapes Confecções S.A, Grupo responsável pela rede de lojas Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter’s, Fanlab, Midway Financeira e Midway Mall, apresenta mais um trimestre com evolução nas métricas operacionais, reflexo do alinhamento das prioridades estratégicas do Grupo e a disciplina na execução. O lucro líquido totalizou R$45 milhões no terceiro trimestre de 2024 , revertendo o prejuízo de R$71 milhões no mesmo período do ano anterior.
A receita líquida consolidada totalizou R$2,3 bilhões no terceiro trimestre de 2024, aumento de 9,5% em relação ao terceiro trimestre de 2023. O Ebitda consolidado ajustado(lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) alcançou R$ 350 milhões, aumento de 90,5% ante o mesmo período de 2023, e somou R$922 milhões no 9M24 vs. R$510 milhões no mesmo período do ano anterior, expansão de 80,7%.
O segmento de mercadorias apresentou crescimento da Receita Líquida de 11,5%, puxada por aumento de 14% no volume de peças vendidas, tendência observada desde o terceiro trimestre de 2023. No conceito mesmas lojas (SSS), a evolução foi de 10,0%. O foco da Companhia em fortalecer a proposta de valor da linha de vestuário, combinado com uma gestão eficiente das principais categorias de moda, resultou em coleções bem aceitas pelos clientes e crescimento em todas as categorias, com aumento de 11,3% na venda por metros quadrados. Pelo sexto trimestre consecutivo, a Companhia manteve ganhos de market share, com desempenho de vendas superior ao PMC de Vestuário (IBGE).
O Ebitda ajustado de mercadorias somou R$ 215 milhões no 3T24, evolução de 50,9% com margem de 12,6% ante 9,3% no 3T23. Ainda em mercadorias, no comparativo dos nove primeiros meses do ano, o crescimento é de 45,8% e soma R$ 548 milhões, fruto da estratégia de valorização do core business e da extração do potencial máximo do modelo de negócio integrado.
Além disso, os produtos e serviços financeiros têm sido cada vez mais integrados com o varejo de forma consistente, visando fortalecer o relacionamento com o cliente e aumentar a rentabilidade do negócio. Com esses esforços, a Midway Financeira registrou um Ebitda de R$ 112 milhões no terceiro trimestre de 2024, impressionante crescimento de 459,5% ou 5,6 vezes em comparação ao ano anterior. No acumulado dos nove primeiros meses, a ampliação foi de 332,3%, totalizando R$ 306 milhões. Esse desempenho é resultado de uma gestão mais eficiente da carteira de crédito, aliado a uma significativa redução da inadimplência nos empréstimos pessoais e cartões.
A Companhia gerou, ainda, R$ 92 milhões de caixa livre no terceiro trimestre de 2024, acumulando R$425 milhões no nove meses de 2024, o mais alto observado nos últimos anos para o período, e uma expansão de 59,8% ante os mesmos nove meses do ano anterior. Este também marca o quarto trimestre consecutivo de redução na alavancagem financeira para 0,6x a dívida líquida sobre o Ebitda.
O desempenho do trimestre reflete o alinhamento de prioridades estratégicas, com foco em marca e produto, somado à eficiência na execução. A empresa segue investindo na força do modelo de negócio integrado e extraindo o seu máximo potencial para se fortalecer como referência de moda nacional.
Modelo de negócio robusto e força dos ativos — Formada pelo maior parque fabril da América Latina na categoria de vestuário, um portfólio de marcas consolidadas, três centros logísticos, 420 lojas, a financeira Midway e o shopping Midway Mall, em Natal, a Guararapes apresenta melhorias significativas de suas métricas operacionais e financeiras a cada trimestre. Isso é reflexo da efetividade do modelo de negócio, que integra varejo, indústria e serviços financeiros, com foco em maximizar o potencial dessa estrutura verticalizada para capturar a vantagem competitiva.
A integração da fábrica alcançou avanços sólidos, com ganhos em custo, qualidade e responsividade, se destacando como um diferencial estratégico e proporcionando margens mais altas e maior agilidade na conexão entre indústria e varejo. Como resultado dessas iniciativas, a Riachuelo apresenta expansão de margem bruta de vestuário pelo quarto trimestre consecutivo, alcançando 54,8% no 3T24, +4,0 p.p. vs. 3T23.
A Riachuelo — Com 77 anos de história, a Riachuelo trabalha com o propósito de conectar desejos a realizações. Unindo inovação, dinamismo e agilidade para entregar coleções e produtos para todos os estilos, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil. Com o maior parque fabril da América Latina e mais de 400 lojas próprias espalhadas pelo país.