grupo-interalli

07/11/2024

Grupo Interalli inicia a construção de nova usina solar no Maranhão

A usina será construída em área própria, de 24 hectares, e deverá gerar cerca de 85 empregos diretos e indiretos no município.

O Grupo Interalli está iniciando nesta semana, em Vargem Grande, no Maranhão, a construção de uma nova usina solar, composta por duas conexões de 2,5MWac, totalizando 5MWac/6,6 MWp de capacidade instalada de geração.

A usina será construída em área própria, de 24 hectares, e deverá gerar cerca de 85 empregos diretos e indiretos no município. A previsão de início das operações é para junho de 2025.

O diretor do Grupo Interalli, Fabrício Fumagalli, explica que a captação de energia solar (fotovoltaica) é uma excelente alternativa para os próximos anos, uma vez que não emite gases poluentes e não agride a natureza.

—Sendo uma energia renovável, com baixos impactos ambientais, ela se destaca diante de crises hídricas que o país vem sofrendo e tem um enorme potencial de crescimento no Brasil— afirma.

O projeto vem priorizando a contratação de mão de obra local. Além disso, toda a aquisição de bens e serviços como, por exemplo, combustível, madeireiras, locação de casas para alojamento e escritório serão feitas no município.

A usina será adepta ao sistema de geração distribuída, produzindo 13.270MWh/ano.

Quanto maior a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida. Após ser captada e transformada, essa fonte de energia será injetada na rede da distribuidora local, gerando desconto na tarifa de energia de clientes de baixa tensão.

—A energia da usina deverá atender pessoas físicas e jurídicas (PMEs) através da geração compartilhada, levando uma energia mais barata sem a necessidade de investimento por parte desses consumidores— afirma um dos sócios dos empreendimentos, Plauto Neto.

O Grupo Interalli desenvolve projetos para geração de energia elétrica por meio de usinas fotovoltaicas, promovendo eficiência energética para Geração Distribuída (GD).

—Estamos atentos à importância da sustentabilidade em nossos projetos, que priorizam e permitem o aproveitamento de uma fonte de energia limpa e renovável—explica Simone Matico, gerente da área de energia do Grupo Interalli.

O grupo Interalli possui outras sete usinas fotovoltaicas. São elas: UFV Nanuque (GD) e Cássia (GD), as duas localizadas em Minas Gerais; UFV Vargem Grande (GD), no Maranhão; UFV Solonópole (GD), no Ceará; e UFV, Marangatu (GC), Carnaúba (GC) e Brasileira (GC), todas as três localizadas no Piauí.