Enquanto se prepara para a sua terceira fase de expansão, o Tegram completa o carregamento do seu primeiro navio com sorgo, rumo à Europa, e inclui um novo produto aos já tradicionalmente operados: soja, milho e farelo de soja.
O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) anuncia o embarque do seu primeiro navio com sorgo, que partiu para o mercado europeu em 04 de novembro(segunda-feira). É a primeira vez que o produto é movimentado o terminal administrado pelo Consórcio Tegram-Itaqui e pelo próprio Porto do Itaqui (São Luís, MA). Dessa forma, torna-se um marco ao representar uma diversificação na operação do terminal, que tradicionalmente movimenta soja, milho e farelo de soja, dando vazão à produção agrícola de grãos da região do Mapito —Maranhão, Piauí e Tocantins— e Nordeste de Mato Grosso, tendo alcançado um resultado de exportação de mais de 15 milhões de toneladas de grãos ano passado, em dois berços de atracação.
O navio, com destino à Espanha, transportará sorgo produzido nos estados do Maranhão e Piauí, além de uma carga de milho. A operação está sendo realizada pelo Terminal Corredor Norte(TCN), uma das consorciadas do Tegram.
Investimentos para ampliar a capacidade operacional — Após superar a marca de 15 milhões de toneladas de grãos exportadas em 2023, o Tegram vem alocando esforços para pavimentar caminhos para a sua terceira fase de expansão. Seu projeto que prevê aporte de R$ 1,5 bilhão para a infraestrutura para operar mais um berço de atracação e ampliar a sua capacidade operacional em mais 8,5 milhões de toneladas.
—O nosso projeto de expansão visa consolidar ainda mais o Porto do Itaqui como maior complexo exportador de grãos do Arco Norte brasileiro. Batemos recorde de movimentação de grãos ano passado e estamos nos preparando para suportar o crescimento da safra agrícola da região do Mapito e Nordeste de Mato Grosso para os próximos anos— comenta o executivo do Tegram, Marcos Pepe Bertoni.
Tegram —O Consórcio Tegram-Itaqui é formado pelas empresas Terminal Corredor Norte (TCN), Viterra Logística e Terminais Portuários, Corredor Logística e Infraestrutura (CLI) e ALZ Grãos (Amaggi, Louis Dreyfus Company e Zen-Noh Grain Terminais Portuários). O consórcio é responsável pela gestão e operação do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui (São Luís, MA), que tem capacidade operacional de embarque anual superior a 15 milhões de toneladas de grãos (soja, milho e farelo de soja) em dois berços de atracação.
O Tegram faz parte de um dos principais corredores de exportação da produção brasileira de grãos, com abrangência na região do Mapito —Maranhão, Piauí e Tocantins— e áreas do Nordeste de Mato Grosso, Bahia e Goiás. O terminal embarcou mais de 15 milhões de toneladas de grãos em 2023 e deu início ao plano de uma terceira fase de expansão, que prevê a infraestrutura para operar mais um berço de atracação e incluir mais 8,5 milhões de toneladas de grãos à sua capacidade operacional.