meta-datah

06/11/2024

Meta e DataH anunciam joint venture estratégica

Para soluções avançadas de IA para clientes globais. Braço de IA será o principal impulsionador do crescimento da brasileira no mercado Canadense com expectativa de dobrar a participação da região no faturamento da companhia.

A Meta, empresa que transforma negócios com inovação e tecnologia, e a DataH, startup especializada em Inteligência Artificial de Toronto, no Canadá, anunciam a criação de uma joint venture estratégica, a MetaDataH, para expandir o desenvolvimento e a oferta de soluções inovadoras de Inteligência Artificial (IA) para empresas no Canadá, Brasil e outras regiões. A parceria deve dobrar a participação da Meta na América do Norte no faturamento total da empresa.

O primeiro contato entre as empresas surge da colaboração em um projeto que contou com a implementação de um modelo de IA preditivo para aumentar a precisão do planejamento da produção de sucos de uma gigante global do ramo de bebidas, sediada nos Estados Unidos. A partir do sucesso desta primeira experiência, as empresas entenderam que tinham áreas de atuação complementares e decidiram unir de forças.

—Percebemos que todo mundo quer IA, mas muitas companhias não sabem por onde começar. Com a joint venture, a Meta e a DataH estão combinando suas especialidades para atender melhor às demandas de empresas tanto na América do Norte quanto no Brasil. Vamos oferecer desde letramento para lideranças sobre o tema até soluções escaláveis para tarefas avançadas de IA— explica Marcos Machado, diretor de Negócios Internacional da Meta.

Reconhecida por seu trabalho em transformar negócios com inovação e tecnologia, a Meta oferece um portfólio robusto de serviços que vai desde a estratégia até automação e aplicações de IA, enquanto a DataH se destaca como uma especialista em inteligência artificial, com soluções para diferentes setores, como manufatura, saúde, finanças e sustentabilidade.

A combinação das capacidades de ambas as empresas permite que clientes tenham acesso a soluções completas de IA, integradas a sistemas corporativos complexos. Com mais de 5.000 especialistas treinados em IA e um instituto dedicado que já formou 500 executivos de alto escalão, a DataH promove inovação contínua e já apoiou mais de 30 startups. Entre os exemplos notáveis estão o uso de IA para análise de imagens de satélite, BIM para gestão de cidades inteligentes e sistemas de visão computacional para veículos autônomos. A iniciativa também conta com mentores de renome, como Yoshua Bengio e Ajay Agrawal, e mantém parcerias estratégicas com instituições acadêmicas de prestígio, como Concordia University e The DMZ na Toronto Metropolitan University, além de colaborações com líderes de mercado como Nvidia, IBM, Google, Microsoft e AWS.

—Há uma carência no mercado de empresas que dominem não apenas IA, mas também a integração de aplicações personalizadas desta tecnologia com plataformas de serviço que já são amplamente utilizadas no dia a dia como SAP e Salesforce. Muitas companhias precisam de soluções completas e, com essa joint venture, personalização e escala ao mesmo tempo. A Meta buscava um especialista em IA e encontrou na DataH o parceiro ideal—completa Evandro Barros, fundador e CEO da DataH.

Crescimento e Expansão na América do Norte —A DataH nasceu no Brasil, mas foi convidada pelo governo canadense a fazer parte do ecossistema de IA no país, sendo selecionada por organizações muito concorridas, como a DMZ — Toronto Metropolitan University e Communitech, Universidade de Waterloo. Hoje, possui sólida presença na América do Norte e no Brasil. Com a joint venture, a Meta busca expandir a representatividade de seus negócios no Canadá e fortalecer a oferta de IA no Brasil e em outras regiões estratégicas, ampliando o atendimento integrado e o suporte local para clientes. Os planos são de ampliar esta participação para 20% nos próximos três anos. A expansão do braço de IA será o principal impulsionador desse crescimento, com a expectativa de dobrar o tamanho da operação na região.

—A IA é uma tecnologia que está revolucionando modelos de negócios em todas as regiões em que atuamos, transformando nossa forma de viver e de trabalhar. Ela é, sem dúvidas, um acelerador na nossa jornada de transformação global, aprimorando o atendimento ao cliente, aumentando o engajamento dos colaboradores e melhorando a melhorar a eficiência das empresas. Mas é fundamental destacar que sistemas robustos e arquitetura de dados só conseguem alcançar todo o seu potencial e diferenciar empresas quando é alicerçada em sistemas robustos e arquitetura de dados bem estruturados e no elemento humano —acrescenta Cláudio Carrara, VP da Meta.

Meta — A Meta transforma negócios com inovação e tecnologia, guiando empresas por uma jornada que combina estratégia, desenvolvimento com inteligência artificial e execução com precisão. Com 34 anos de atuação, a brasileira oferece um portfólio abrangente e ágil, em que cada solução é testada e aperfeiçoada em nossa própria operação, garantindo que os clientes recebam resultados reais, práticos e escaláveis. A Meta é parceira estratégica de mais de 300 clientes em 8 países com mais de 3 mil colaboradores e uma atuação global, levando adiante uma abordagem centrada no ser humano e sustentada por práticas transformacionais. Para a empresa, inovação não é apenas uma promessa: é o diferencial que aplicamos para simplificar a transformação digital, unindo o que há de mais avançado em tecnologia com a compreensão profunda dos desafios de cada cliente.