frigorifico-minerva-foods

29/10/2024

Minerva Foods conclui operação para aquisição de plantas de abate e desossa

Da Marfrig no Brasil, Chile e Argentina. Com o fechamento da transação nos três países, a companhia passa a ser a segunda maior produtora de carne bovina da América do Sul e amplia seu acesso a mercados internacionais, como América do Norte, Europa, Oriente Médio e Ásia. A transação com a Marfrig inclui ainda a aquisição de três plantas de abate e desossa de bovinos no Uruguai, que estão em análise pela autoridade concorrencial no país. No total, o negócio deverá abranger a compra de 16 plantas de abate e desossa em toda a América do Sul, além de um centro de distribuição no Brasil, contemplando um investimento total de aproximadamente R$ 7,5 bilhões.

A Minerva Foods (Minerva S.A. – B3: BEEF3 | OTC – Nasdaq International: MRVSY), líder em exportação de carne bovina in natura e seus derivados na América do Sul, após receber a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), concluiu nesta data a aquisição de ativos da Marfrig no Brasil. Com isso, a Companhia conclui a aquisição de 13 plantas de abate e desossa de bovinos e ovinos e um centro de distribuição à sua operação, conforme transação anunciada em agosto do ano passado.

A partir de agora, a companhia passa a ter porte para abater 22.536 cabeças/dia, em 21 plantas no mercado brasileiro. A empresa também avança com a integração de 1 planta de abate e desossa de bovinos na Argentina, e outra de ovinos no Chile, parte da mesma transação, e com isso poderá abater 5.978 cabeças/dia, em seis plantas no território argentino; já a operação de ovinos passará a ser de 25.716 cabeças/dia, nas cinco plantas localizadas nos mercados australiano e território chileno.

Ampliação das plantas para o mundo — Esse movimento amplia o acesso da empresa a clientes internacionais, passando a ter mais exposição a mercados como América do Norte, Europa, Oriente Médio e Ásia e, inclusive, se torna o principal fornecedor de carne bovina para a China, com o maior número de plantas do setor habilitadas a exportar para o país asiático.

A integração das novas plantas contribui ainda para que a Minerva Foods esteja cada vez mais bem posicionada para atender à crescente demanda mundial por carne bovina, por meio de uma plataforma marcada pela eficiência na produção a partir da América do Sul, maximizando as vantagens competitivas do nosso continente e ampliando as oportunidades com a captura de sinergias operacionais e comerciais.

Esse movimento permite à companhia maximizar a sua capacidade no mercado global de proteína animal, minimizando riscos e potencializando as oportunidades, além de operar de maneira mais eficiente os ciclos produtivos de gado nos diversos países do continente. O negócio também fortalece a posição da Minerva Foods no mercado interno, já que a empresa passa a ser a segunda maior produtora de carne bovina na América do Sul, ampliando também o acesso e capilaridade no mercado doméstico sul-americano.

Segundo Fernando Queiroz, CEO da Minerva Foods, a conclusão desta etapa é um importante passo na estratégia de negócios da Companhia, complementando as operações na América do Sul. —Ao longo de mais de 30 anos, construímos uma trajetória sólida no mercado de proteína animal, criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza. Estamos satisfeitos por dar mais um passo relevante em nosso posicionamento global, e ainda mais entusiasmados para fortalecer o nosso time com os novos integrantes que farão parte da nossa equipe, como fruto da integração das novas plantas— explica o executivo.

A transação com a Marfrig inclui ainda a aquisição de três plantas de abate e desossa de bovinos no Uruguai, que estão em análise pela autoridade concorrencial no país. No total, o negócio deverá abranger a compra de 16 plantas de abate e desossa em toda a América do Sul, além de um centro de distribuição no Brasil, contemplando um investimento total de aproximadamente R$ 7,5 bilhões.