Está prevista a adição de 12 hectares de pátio e um novo pórtico STS.
O terminal de contentores Porto Itapoa, localizado no estado de Santa Catarina, Brasil, vai investir cerca deUS$ 88 milhões na “Quarta Fase de Expansão” das suas instalações. O início das obras está previsto para os próximos 12 meses, e o projeto de melhorias deverá ser concluído até 2033. A ampliação busca aumentar a capacidade operacional do terminal e melhorar sua infraestrutura para atender à crescente demanda no transporte de contêineres, segundo a Alphaliner.
Atualmente, o Porto Itapoa tem 45,5 hectares e conta com um cais de 800 metros de extensão, onde operam sete pórticos STS. O terminal oferece 31 mil TEUs de capacidade de armazenamento e pode movimentar até 1,80 milhão de TEUs anualmente.
Detalhes do projeto de expansão — A expansão incluirá a adição de 12 hectares de pátio e um novo pórtico STS, elevando o total para oito. Da mesma forma, a extensão do cais em 400 metros elevará o comprimento total para 1.200 metros. As melhorias previstas incluem ainda a incorporação de novos veículos e gruas RTG (Rubber Tyred Gantry), bem como o aumento da capacidade de armazenamento de contentores frigoríficos.
Dragagem do canal de acesso — O projeto de expansão será facilitado pela recente aprovação do Ibama, autoridade ambiental do Brasil, que concedeu licença para a dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga, onde está localizado o terminal. Esta dragagem, com um custo estimado em 53 milhões de dólares, permitirá ao Porto Itapoa receber embarcações até 366 metros de comprimento, contra os actuais 350 metros. Além disso, a profundidade do canal externo será aumentada de 14 para 16 metros, o que melhorará a acessibilidade para embarcações de maior porte. | MM