projeto-twinship

25/10/2024

Projeto TwinShip visa melhorar o acesso a dados confiáveis

Para auxiliar na descarbonização do transporte marítimo. Um consórcio, que inclui o grupo de tecnologia Wärtsilä.

Um consórcio, incluindo o grupo de tecnologia Wärtsilä, desenvolverá um novo sistema para a indústria marítima que visa melhorar o acesso a dados confiáveis ​​para permitir decisões de transporte mais inteligentes relacionadas à descarbonização das operações da frota. O projeto, chamado ‘TwinShip’, é patrocinado pela União Europeia (UE) e será executado de 2025 a 2028.

A necessidade de descarbonização é bem reconhecida na indústria marítima. No entanto, as decisões de investimento são frequentemente adiadas devido à falta de estimativas precisas de custo, desempenho e emissão para projetos de navios novos e/ou reformados. Isso é especialmente relevante quando se trata de novos combustíveis sustentáveis ​​e soluções de economia de energia.

O projeto TwinShip envolverá mais de uma dúzia de provedores de tecnologia e serviços, empresas de design e transporte de navios, sociedades de classificação, portos, desenvolvedores de software e órgãos acadêmicos e de pesquisa. Utilizando a expertise desses parceiros, o projeto desenvolverá um Decision Support System (DSS) que pode ser usado ao planejar diferentes configurações de maquinário, propulsão e dispositivos de economia de energia para novas construções e reformas.

—A colaboração da indústria é essencial para que a indústria de transporte marítimo cumpra suas metas de redução de emissões, e este projeto TwinShip é uma iniciativa extremamente importante que nós da Wärtsilä estamos ansiosos para apoiar—diz Anders Öster, gerente-geral, C=coordenação de Pesquisa e Financiamento, Wärtsilä Marine. “Ao trabalharmos juntos sob o guarda-chuva cooperativo deste projeto, podemos fazer uma contribuição real para um futuro descarbonizado.”

A intenção do projeto é fornecer dados confiáveis ​​de custo, desempenho e emissão, com base no melhor conhecimento de domínio possível. Isso, por sua vez, será melhorado ainda mais por meio de algoritmos avançados baseados em IA que podem analisar grandes quantidades de dados de teste reais. Os resultados do projeto serão validados por meio de quatro demonstrações de embarcações piloto.

O projeto definirá referências ambiciosas para dar suporte à indústria com sua meta de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Essas referências estarão alinhadas com a Estratégia de GEE da IMO de 2023, que inclui uma meta de emissões líquidas zero de GEE até ou por volta de 2050. Um elemento central será fornecer acesso a dados confiáveis ​​e insights preditivos que terão um impacto significativo na otimização da eficiência da frota, levando a melhor desempenho, custos mais baixos e emissões reduzidas.

A Wärtsilä assumiu uma posição de liderança no suporte à transformação da indústria em direção a um futuro mais sustentável . Além de seus fortes investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias de alta eficiência, a empresa está visando a neutralidade de carbono em suas próprias operações e pretende oferecer um portfólio de produtos pronto para combustíveis de carbono zero até 2030. O projeto TwinShip utilizará e desenvolverá ainda mais os resultados dos projetos anteriores e em andamento da Wärtsilä financiados pela UE , como SeaTech, CHEK, Green Ray e Ammonia2-4. SeaTech, Chek, Green Ray e Ammonia2-4.