No Prêmio a La Excelencia GS1 Latam 2024.
Bogotá, Colômbia — Em um evento marcado pela celebração da inovação e da excelência, ocorreu a cerimônia do Prêmio a La Excelencia GS1 Latam, onde foram reconhecidos os projetos de destaque para cadeia de suprimentos e experiência de consumo na América Latina. A cerimônia, realizada durante o Fórum Regional da GS1 Latam, reuniu representantes das Organizações GS1 da América Latina e GS1 Global, todos comprometidos com a melhoria dos processos logísticos e a sustentabilidade.
A premiação contou com cinco categorias: Estratégias Empreendedoras, Excelência Logística, Excelência Acadêmica, Sustentabilidade e Inovação e Transformação Digital, cada uma ressaltando a importância dos padrões GS1 na otimização da cadeia de suprimentos.
Na categoria Estratégias Empreendedoras, o prêmio foi concedido à Heborá, uma inovadora empresa brasileira que apresentou o projeto “Código das Abelhas”, utilizando QR Code com Digital Link da GS1 na produção de produtos à base de mel para prover mais informação e educação ao mercado.
Na categoria Excelência Logística, o reconhecimento foi para a Helios Salud/Helios Pharma da Argentina, pelo projeto “Excelência na Segurança do Paciente com GS1”, que se destacou pelo uso eficaz dos padrões GS1 de identificação e dados no setor de saúde.
Em Excelência Acadêmica, o prêmio foi concedido à Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, por seu curso sobre manutenção hortofrutícola que integra padrões GS1, atingindo um número expressivo de pessoas capacitadas e demonstrando seu compromisso com a educação e a pesquisa.
A categoria Sustentabilidade foi ganha pela Chopin, uma empresa peruana que apresentou o projeto AQARA: Dos Andes à mesa, focado em rastreabilidade, garantia de origem e sustentabilidade como vantagem competitiva nos mercados de exportação.
Por fim, na categoria Inovação e Transformação Digital, a Predilecta Alimentos do Brasil conquistou o prêmio por sua revolucionária plataforma de acessibilidade em seus produtos por meio dos QR Codes Padrão GS1. Agora, os consumidores, inclusive aqueles com deficiências visuais, podem, através da sensibilidade da embalagem, sentir e saber onde posicionar o celular para receber todas as informações sobre o produto.
A cerimônia não apenas celebrou os vencedores, mas também destacou o compromisso da GS1 Latam em fomentar a inovação e a excelência através de seus padrões. Esses prêmios são um testemunho do impacto positivo que soluções tecnológicas podem ter na cadeia de suprimentos e no desenvolvimento sustentável na região.
Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil — A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 59 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.