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25/10/2024

Ajinomoto do Brasil inaugura campus logístico em Extrema (MG)

Em parceria com a DHL Supply Chain, operação da empresa ocupa área de aproximadamente 11 mil metros quadrados e abastece distribuidores e supermercadistas da região Sudeste. Centro de distribuição utiliza o Mercado Livre de Energia, práticas de gestão de resíduos e empilhadeiras de lítio.

A Ajinomoto do Brasil, referência na produção de aminoácidos e detentora de importantes marcas como Sazón®, MID® e Vono®, e a DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, anunciam um novo Centro de Distribuição em Extrema, município de Minas Gerais, com aproximadamente 11 mil metros quadrados. O campus logístico, que representa a terceira área de armazenagem da DHL na cidade, está localizado estrategicamente às margens da Rodovia Fernão Dias, e possui infraestrutura de ponta e tecnologia avançada para gerenciamento de estoque e movimentação de mercadorias. Com essa inauguração, a Ajinomoto do Brasil chega a um total de três Centros de Distribuição no Brasil, espalhados pelas regiões Sudeste e Nordeste, além de três Brokers que atendem as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Belo Horizonte e o estado do Mato Grosso, respectivamente, e tem planos de futuras inaugurações.

Com uma área total de 91 mil metros quadrados, o campus é moderno e sustentável, incorporando práticas ambientais como o uso de energia renovável e gestão eficiente de resíduos. O espaço possibilita ainda ganhos de escala, com o compartilhamento de recursos como portaria, gestão de pátio, segurança e acesso à mão de obra especializada.

—O novo centro de distribuição é focado na nossa divisão de Alimentos, responsável por produtos que fazem parte do dia a dia dos brasileiros, como Aji-No-Moto®, Aji-Sal®, Sazón®, MID®, Vono®, Terrano®, Satis!®, entre outros. O projeto vem para aumentar a cadeia logística da empresa e contribuirá para a eficiência das nossas operações, trazendo maior flexibilidade e ajudando para que cada vez mais seja possível atender nossos clientes com competência e qualidade, dando apoio às novas estratégias de distribuição que visam o desenvolvimento do negócio— ressalta Fabricio Antonio da Silva, diretor de Logística da Ajinomoto do Brasil.

Para André Almeida, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da DHL Supply Chain Brasil, Extrema é uma cidade com grande potencial de crescimento. —Para a DHL Supply Chain, o novo campus consolida de forma definitiva nossa presença na região. Ele expande nossa capacidade operacional para atender à crescente demanda por gestão de armazenagem e distribuição por grandes clientes. Está claro que, além do ambiente de negócios atraente, a posição de Extrema favorece muito a logística nacional e o município vem investindo para fortalecer sua estrutura e mão de obra— destaca.

O serviço contratado pela companhia abrange a gestão completa do processo de armazenagem, incluindo o recebimento de cargas vindas da fábrica da Ajinomoto localizada em Limeira (SP), expedição das cargas para clientes B2B (distribuidores e supermercados), e o controle de inventário. Esse último é realizado por meio de um avançado sistema digital de gestão logística (WMS), proporcionando visibilidade total dos itens de ponta a ponta.

Dentro do campus da DHL, a Ajinomoto do Brasil terá a oportunidade de aproveitar todos os benefícios oferecidos, como o sistema Mercado Livre de Energia e o uso de empilhadeiras de lítio. Além disso, a localização estratégica em Extrema favorece a logística nacional, situando-se entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, próximo ao Aeroporto de Guarulhos (SP), e aos principais entroncamentos viários do país. —Estamos confiantes do passo importante que estamos dando, buscando ter uma operação de distribuição não apenas eficiente, mas que possibilite acesso rápido aos mercados regionais e internacionais— destaca Fabricio Silva.

—Este é um mercado com picos de demanda, especialmente no final do mês. Ao posicionar seu estoque em nosso campus, além dos ganhos de infraestrutura, temos flexibilidade para acomodar em nossa equipe essas variações, conferindo maior agilidade e segurança à operação logística do cliente— ressalta André Almeida, da DHL.

Ajinomoto do Brasil —Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero Sazón®, Refrescos MID®, Sopas Vono® e o próprio Aji-No-Moto®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo — processo circular de produção sustentável —, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões.

Ajinomoto do Brasil —Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero Sazón®, Refrescos MID®, Sopas Vono® e o próprio Aji-No-Moto®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo — processo circular de produção sustentável —, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de três mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões.

DHL — A empresa de logística para o mundo: a DHL é a marca líder global no setor de logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços de logística, que vão desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, remessas de e-commerce e soluções de fulfillment, transporte internacional expresso, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão completa da cadeia de suprimentos industrial. Com cerca de 395 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de forma segura e confiável, permitindo fluxos de comércio globais sustentáveis. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento, incluindo tecnologia, life sciences e healthcare, engenharia, manufatura e energia, mobilidade, automotiva e varejo, a DHL está decisivamente posicionada como “a empresa de logística para o mundo”.

A DHL faz parte do Grupo DHL. O grupo gerou receitas de mais de € 81.8 bilhões em 2023. Com práticas de negócios sustentáveis e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo. O Grupo DHL visa alcançar uma logística zero emissão até 2050.