E a transição de baixo carbono do transporte marítimo. O CMA CGM Group e a Suez assinam um acordo para produzir combustível renovável para os navios do CMA CGM Group. O acordo prevê a produção de até 100 mil toneladas de biometano por ano entre agora e 2030. Serão conduzidas iniciativas conjuntas de P&D e criado um programa de investimento conjunto, financiado em 100 milhões de euros até 2030, para desenvolver instalações de produção de biometano.
O CMA CGM Group, um player global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e de logística, e a Suez, líder mundial em soluções circulares de gerenciamento de resíduos, assinaram um memorando de entendimento (MoU) em 18 de outubro(sexta-feira). O objetivo desta colaboração entre dois players complementares é estabelecer uma parceria industrial de longo prazo sobre biometano, um combustível renovável produzido por meio da recuperação de resíduos, para ajudar a descarbonizar o transporte marítimo na Europa.
Este MoU define três áreas principais de colaboração: o fornecimento pela Suez de até 100 mil toneladas de biometano por ano até 2030. Esse biometano seria usado pelo Grupo em seus navios movidos a gás, contribuindo assim para a descarbonização do transporte marítimo.
A criação de uma estrutura de investimento conjunto com um financiamento inicial de 100 milhões de euros para uma primeira fase até 2030 para desenvolver instalações de produção de biometano. Esses locais, inicialmente localizados na Europa, forneceriam tanto o CMA CGM Group quanto outros participantes do setor.
Iniciativas conjuntas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) visando projetar tecnologias inovadoras para a produção de biocombustíveis, em particular por meio de um processo de gaseificação hidrotérmica.
O CMA CGM Group, envolvido na transição energética do transporte marítimo e da logística, estabeleceu a meta de atingir o Carbono Líquido Zero até 2050. Pioneiro no uso de combustíveis alternativos, o Grupo investiu 18 bilhões de dólares em pedidos de 131 embarcações capazes de usar energias de baixo carbono (biometano, biometanol e combustíveis sintéticos), que estarão operacionais até 2028. O CMA CGM Group também está trabalhando junto com fornecedores de energia para desenvolver instalações de produção e cadeias de suprimentos para esses combustíveis.
A Suez tem ampla experiência na produção de energia local e sustentável e matérias-primas secundárias a partir de resíduos para dar suporte à descarbonização de autoridades locais e clientes industriais. Por meio de suas soluções circulares, a Suez permitiu que seus clientes evitassem a emissão de 6,4 milhões de toneladas de CO 2 em 2023. Em particular, o Grupo converte cinco milhões de toneladas de resíduos em energia todos os anos e produziu 382 GWh de biometano em 2023.
—A parceria estratégica entre a CMA CGM e a Suez, uma das principais empresas francesas na transição energética, marca um grande passo à frente. Ela nos permitirá dar suporte ao setor de biometano dedicado à indústria de transporte marítimo, ao mesmo tempo em que acelera a descarbonização do CMA CGM Group e garante nossa trajetória de neutralidade de carbono até 2050. Este projeto também fortalece nossa independência energética, um ativo essencial para a soberania da França e da Europa— disse Rodolphe Saadé, chairman e CEO do CMA CGM Group.
— Estou muito feliz em trabalhar com o CMA CGM Group, um player-chave no transporte marítimo. Juntos, vamos desenvolver soluções circulares que contribuirão para a descarbonização deste setor estratégico na Europa. Esta parceria para a produção de biometano é mais uma ilustração da ambição da Suez de transformar resíduos em novos recursos para a transição energética do setor de transportes — disse Sabrina Soussan, Chairman e CEO da Suez.