Mantém liderança em inovação aberta na Indústria Química. Empresa se consolida como TOP1 em inovação aberta no setor há 5 anos no ranking que avalia 30 categorias de mercado. Reconhecimento reforça o compromisso da BASF com a colaboração e desenvolvimento de soluções inovadoras no setor químico.
BASF na entrega do prêmi —Pelo quinto ano consecutivo, a BASF lidera sua categoria no ranking da 100 Open Startups, baseado em relacionamentos estabelecidos por meio de inovação aberta. A empresa conseguiu manter sua posição TOP 1 na Indústria Química, uma classificação que reconhece as líderes em 30 categorias de mercado distintas. Além de liderar sua categoria, a BASF também se destacou no ranking geral da 100 Open Startups, garantindo uma posição entre as dez corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no país.
O ciclo 2024, que se estende de julho de 2023 a junho de 2024, marcou um período significativo para a inovação aberta no Brasil. Durante este tempo, foram registrados 62.216 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, totalizando mais de R$ 10,8 bilhões. Isso representa um crescimento impressionante de 69% em relação ao ano anterior. Entre as 9.419 corporações que buscaram parcerias com startups, 6.001 estabeleceram relacionamentos de open innovation com pelo menos uma startup.
—Sermos o número #1 da indústria química pelo quinto ano consecutivo, consolida a efetividade da nossa estratégia de inovação aberta. Com muita criatividade, protagonismo e parcerias inspiradoras, mantemos a agilidade e a abertura necessárias para construir um futuro inovador. Essa conquista reflete a sinergia com nossos clientes e o entendimento de suas necessidades, impulsionando o desenvolvimento de soluções que geram valor sustentável para todos os stakeholders— afirma Edson Akiyama, diretor de Customer Enabling da BASF América do Sul.
A BASF e sua estratégia multifacetada de inovação — Por meio do AgroStart, plataforma global de inovação aberta da empresa, que nasceu em 2016, a BASF investe em inovação no agronegócio e já interagiu com mais de 600 startups na América Latina, para a cocriação de soluções e serviços de agricultura digital.
Entre os casos de sucesso da plataforma estão a Tbit, que utiliza inteligência artificial para análise e classificação de produtos agrícolas; a Arpac, especializada em pulverização agrícola com drones; e a Grão Direto, maior plataforma de comercialização digital de grãos da América Latina. Estes são alguns exemplos dos mais de 50 projetos que já foram acelerados pelo AgroStart, com um retorno total em eficiência calculado em mais de 1,3 milhão de euros.
—O AgroStart tem um legado muito importante, não só para o agronegócio, mas para o ecossistema de inovação como um todo. A plataforma faz parte da estratégia digital da BASF Soluções para Agricultura para ajudar a resolver as dores do agro, possibilitando aos agricultores uma gestão com mais eficiência, produtividade e sustentabilidade nas operações— afirma Mirella Lisboa, gerente de Inovação Aberta da plataforma AgroStart na BASF.
Reforçando seu compromisso com a inovação e o empreendedorismo, a Suvinil contribuiu significativamente para a colocação da BASF entre as TOP 100 Open Corps de 2024. A empresa estabeleceu parcerias com dezenas de startups, abrangendo desde recursos de P&D e prototipagem até a oferta de serviços ou produtos inovadores. Com o programa Suvinil Fora da Lata, voltado para acelerar a geração de negócios com startups inovadoras, a Suvinil testou uma série de soluções desde seu lançamento em 2019. Em 2023, o foco do programa esteve em três principais desafios: Eficiência Operacional voltada à Experiência do Cliente, Experiência do Colaborador/a, e Diversidade e Inclusão (D&I), com o objetivo de promover inovação, tecnologia e economia criativa para desenvolver soluções, criar parcerias de valor e impulsionar transformações positivas no mercado de tintas. Novos desafios serão lançados em 2025.
A empresa também reserva um ambiente físico e virtual para estimular as interações com o ecossistema de inovação aberta e transformação digital, conhecido como onono®, Centro de Experiências Científicas e Digitais. No último ano, o onono®, identificou mais de 550 startups/soluções para os desafios de inovação aberta que se aplicam tanto à BASF quanto aos seus clientes, lançou mais de 60 desafios para o ecossistema e estabeleceu mais de 60 mil conexões através de plataformas de conteúdo e eventos, impulsionando a mudança cultural.
—Essa conquista reflete a nossa missão de conectar startups, investir em tecnologias inovadoras e fomentar a cultura de inovação aberta em todos os níveis da empresa. E o onono®, nosso Centro de Experiências Científicas e Digitais, é uma peça fundamental nesse processo, impulsionando oportunidades de cocriação e o desenvolvimento de novas soluções. Acreditamos no poder da colaboração para solucionar os desafios da indústria química, criar valor e construir um futuro mais sustentável —afirma Ornella Nitardi, gerente sênior de Inovação Aberta,Ecossistemas Digitais & Insights da BASF América do Sul.
Entre os desafios promovidos pelo onono® em parceria com as áreas de negócios da BASF e clientes, temos o Hair Care 360, que busca soluções inovadores para cuidados com os cabelos cacheados e crespos com foco em diversidade e nas necessidades dos consumidores domercado brasileiro. Outro exemplo, é o programa de intraempreendedorismo “making the future”, que desenvolveu mais de seis soluções para desafios produtivos e de negócio com tecnologia de impressão 3D em parceria com a startup Forge 3D. Gerando mais economia, melhorias de processos e novos modelos de negócio.
Consolidando seu compromisso com a integração de startups e novas tecnologias. Em 2024, a empresa intensificou suas iniciativas com a criação da Data & AI Academy, uma academia que oferece cursos para capacitar os colaboradores em Inteligência Artificial. Além disso, a iniciativa AI Playground Series promove uma série de sessões práticas e interativas, democratizando o acesso à IA e expandindo o conhecimento sobre suas aplicações nas diversas áreas da companhia. Essas ações impulsionam tanto a inovação interna quanto a externa, aprimorando processos industriais como o monitoramento de integridade das plantas e desenvolvendo soluções digitais para clientes, como a otimização do tratamento de efluentes no Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá (SP).
Com essa abordagem, a BASF consolida sua posição como líder em inovação aberta, conectando tecnologia de ponta às demandas reais do mercado. A integração da IA em diferentes áreas de negócios fortalece o ecossistema de inovação da empresa, facilitando a cocriação de soluções com parceiros e gerando valor sustentável e competitivo.
A BASF também interage no ecossistema de empreendedorismo por meio da BASF Venture Capital (BVC), que realiza investimentos em startups e fundos de capital de risco. Fundada em 2001, a BASF Venture Capital, que tem escritórios na Europa, EUA, Canadá, China e Brasil, fez seu primeiro investimento direto na América do Sul em 2022, liderando uma rodada de US$ 10 milhões na Traive™, startup que desenvolve infraestrutura tecnológica para financiamento do agronegócio. No início deste ano, a BVC se tornou sócia da startup Grão Direto, sendo também cotista-âncora do fundo AgVentures II, gerido pela SP Ventures.
—Junto com os empreendedores, a BASF Venture Capital tem por missão criar oportunidades de crescimento sustentável para o futuro da indústria e catalisar novos negócios para a BASF. Investimos em startups e fundos de venture capital com foco em descarbonização, economia circular, agtechs, novos materiais, digitalização e modelos de negócios disruptivos— comenta Karime Hajar Alves, gerente sênior de investimentos da BASF Venture Capital para a América do Sul.