iquine-cor-2025

22/10/2024

Tintas Iquine celebra 50 anos como a 3ª maior empresa do setor

Cinco marcas e presença em todo o Brasil. Livro “As Cores da Transformação”, projeto de memória institucional lançado hoje em Recife (PE), revela em 50 relatos como um sonho do empreendedor Delino Anterino de Souza se transformou em referência nacional de qualidade, pioneirismo e líder de vendas nas regiões Norte e Nordeste com legados sociais, econômicos e ambientais para o país.

Fundado em 1974 por Delino Anterino de Souza, o Grupo Iquine nasceu do amor pela química vindo das experiências dele na indústria de tintas. O sonho de empreender cresceu junto desse sentimento. Após vivências fora do Nordeste, ele voltou à região com conhecimento adquirido na fabricação de tintas e contribuiu para o desenvolvimento econômico local ao oferecer produtos para um mercado carente àquela época. Agora, ao completar 50 anos, a Iquine é a terceira maior empresa do segmento no país, 100% brasileira, e líder nas regiões Norte e Nordeste. Com um portfólio de mais de cico mil cores e mais de dois mil SKU’s, atende mais de 8 mil clientes dos mais diversos segmentos, desde a construção civil até a indústria. São mais de 20 mil pontos de vendas com uma produção anual de 220 milhões de litros de tintas. Dados frutos da constante expansão da marca, que hoje reúne ainda as empresas Hidracor, Resiq e DAS.

Para o presidente do Conselho de Administração do Grupo Iquine, Alan Souza, os números traduzem a robustez da empresa e foram alcançados por meio dos valores da família do fundador. —Nosso maior orgulho é sermos reconhecidos pelos valores, pelo cuidado com as pessoas e pelo comprometimento com a qualidade e inovação dos nossos produtos. Não há dúvidas de que a cultura empresarial criada pelo meu pai, baseada em honestidade, simplicidade e respeito, segue sendo o motor da nossa atuação e crescimento— observa.

Na segunda geração, liderada pelos filhos, que continua a expandir o sonho do fundador, a empresa também se destaca por seu comprometimento com as melhores práticas de ESG. O CEO das Tintas Iquine, Eduardo Moretti, lembra que desde o início, a empresa esteve engajada em ações sociais, participando ativamente de projetos de responsabilidade socioeconômica e ambiental. Atualmente, entre os projetos destaque estão a política de Aterro Zero e o uso de energia 100% renovável nas fábricas, além da adesão ao Programa Setorial de Sustentabilidade da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). —A Iquine também é um símbolo de pioneirismo e empreendedorismo no Brasil nessa agenda— comenta.

Expansão — A Tintas Iquine traz na trajetória um crescimento baseado em uma estratégia de distribuição com alta capilaridade atingindo desde grandes centros até o interior. Em 2020, por meio da aquisição da cearense Hidracor, a marca ampliou ainda mais a capacidade produtiva e o MKT Share. —Somos uma marca democrática, com uma distribuição que alcança diversas regiões do Brasil e com um portfólio de produtos que atende a todos os públicos e classes— conta Moretti.

Nos últimos anos, ao criar, em 2004, o sistema tintométrico, a empresa inovou ao desenvolver uma estratégia em que consegue oferecer todas as cores com o mesmo preço da cor base, o branco. Além disso adotou um novo formato de nomenclatura do seu leque de cores, pelo qual todas as cores possuem nomes da fauna e flora locais e elementos da cultura brasileira, reforçando o seu DNA brasileiro e toda a trajetória até chegar a ser a maior indústria nacional do setor.

“As Cores da Transformação” — Como parte da comemoração dos 50 anos, a Iquine lança o livro “As Cores da Transformação”, que reúne relatos de 50 pessoas impactadas pelos produtos e pela atuação cultural e social da marca. Esses registros ajudam a contar a história da empresa sob diversas perspectivas e a dar a dimensão do crescimento da companhia.

A escolha desse formato e narrativa veio de um dos principais pilares da marca: as pessoas. Ao longo dessas cinco décadas, a Iquine sempre colocou as pessoas no centro da atuação ao buscar transformar vidas por meio dos valores da companhia, inspirados pelos próprios valores familiares do fundador, Delino Souza.

—O legado do senhor Delino segue inspirando futuros empreendedores e profissionais do setor. Com 70 anos de profissão, ele é o mais longevo profissional do setor ainda em atividade. O impacto do propósito dele e da marca de levar cores às vidas das pessoas agora está expresso por meio dessas 50 histórias contadas por pessoas que, por meio dos produtos e das estratégias da companhia, tiveram suas vidas impactadas pela Iquine e hoje fazem parte da nossa história —ressalta a gerente de Marketing, Magaly Marinho.

A gerente de Marketing ainda conta que para eternizar a trajetória da Iquine até aqui, foram entrevistados clientes, colaboradores, parceiros, familiares e pessoas beneficiadas por projetos sociais e culturais da Iquine. | www.iquine.com.br