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19/10/2024

O trânsito de navios porta-contêineres pelo Canal do Panamá permanece estável

Apesar do impacto da seca. No entanto, a passagem total de navios de todos os tipos caiu 29,4% em termos homólogos.

Apesar das dificuldades resultantes da seca que afetou o tráfego através do Canal do Panamá durante o último ano fiscal, o trânsito de navios porta-contêineres permaneceu quase inalterado. Segundo dados oficiais reportados pela Alphaliner, a atividade deste tipo de embarcações diminuiu menos de 1% no ano fiscal de 2024, que terminou em 30 de setembro, contrastando com uma redução significativa no trânsito total de outros tipos de embarcações.

Impacto da seca — As condições de seca afetaram gravemente a operação do Canal, levando a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) a reduzir o número de slots diários disponíveis para a passagem de navios. Como resultado, o tráfego total de navios diminuiu 29,4% em termos homólogos, registando-se 9.926 movimentos. No entanto, os porta-contentores registaram apenas um ligeiro decréscimo, passando de 2.747 para 2.733 movimentos, uma redução de 0,5%.

E, nesse período, os navios porta-contêineres puderam se beneficiar de um sistema de reservas mais rígido. Esta vantagem permitiu que este tipo de embarcação mantivesse o seu trânsito pelo Canal, enquanto outras, como os graneleiros, optaram por rotas alternativas.

Aumentando os benefícios financeiros — Apesar da queda no tráfego geral, a Autoridade do Canal prevê um aumento no seu lucro líquido para o ano fiscal de 2024, atingindo 3,5 mil milhões de dólares, acima dos 3,2 mil milhões de dólares do ano anterior. Este aumento foi impulsionado em parte pela maior proporção de trânsitos de navios porta-contentores, que representaram 28% do movimento total, em comparação com os 20% historicamente. Além disso, a utilização das eclusas Neopanamax por estas embarcações cresceu para 63%, acima dos 48% no ano fiscal de 2023.

Perspectivas futuro — O administrador do Canal, Ricaurte Vásquez, comentou que o aumento dos lucros, apesar da redução do número total de trânsitos, poderá influenciar futuras decisões sobre a operação do Canal. Ele acrescentou que esse resultado permitirá avaliar como administrar a operação em termos de eficiência, volume e ajustes na política de preços. | MM