medicina

19/10/2024

Medicina é a carreira com maior empregabilidade no Brasil, afirma estudo

Mais de 90% dos profissionais dessa área conseguem emprego após a formatura.

No dia 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico e, para quem sonha em ter essa profissão, o cenário é de tranquilidade quanto ao futuro profissional. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Semesp e publicado pelo Guia do Estudante, a medicina é uma das áreas com maior taxa de empregabilidade no país. De acordo com o estudo, 92% das pessoas com diploma nessa área estão empregadas e trabalhando na sua área de formação.

Em segundo lugar, aparece o curso de Farmácia, com taxa de empregabilidade de 80,4% e, em terceiro, Odontologia (78,8%). Na prática, para quem sonha com a faculdade de medicina, esses dados significam a perspectiva de sair da faculdade praticamente com emprego garantido.

—A alta demanda por profissionais de saúde e a amplitude do mercado de trabalho, que abrange tanto o setor público quanto o setor privado, contribuem para essa alta empregabilidade. Além disso, o avanço das tecnologias na área da saúde e a constante inovação no diagnóstico e tratamento de diversas doenças, além do envelhecimento da população, contribuem para que os profissionais de medicina estejam entre os mais requisitados pelo mercado —avalia o CEO do Instituto de Educação Médica (Idomed), Silvio Pessanha Neto.

O gestor também destacou o rigor da formação acadêmica, que coloca os profissionais de medicina entre os mais qualificados. —Nosso modelo pedagógico é inovador, focado na prática e voltado para uma formação humanizada. A instituição prepara profissionais não apenas tecnicamente capacitados, mas também sensíveis às necessidades dos pacientes, prontos para transformar a realidade da saúde no Brasil —afirmou.

Imersão —Para qualificar os profissionais e torná-los aptos a lidar com a realidade do mercado de saúde, a imersão acontece desde o início do curso, por meio do Programa Mais Médicos, o que, segundo Silvio, também contribui para a alta empregabilidade após a formatura.

—Neste caso, nossos alunos são inseridos na rede de assistência do SUS desde o primeiro período, estudando e aprendendo dentro da realidade de saúde da região. Essa prática permite a formação de médicos que, de fato, conhecem os problemas da população mais carente e que desenvolveram na sua graduação as habilidades necessárias para o atendimento dentro desse contexto, o que os torna altamente atrativos para atenderem a demanda mais reprimida de assistência à saúde do País— explicou.

Carreiras — Além da formação prática, o Idomed investe em outras iniciativas que visam preparar seus egressos para o mercado de trabalho. O programa Idomed Carreiras, por exemplo, oferece aos estudantes ferramentas para desenvolver habilidades empreendedoras e de gestão de carreira.

Como parte dessa iniciativa, a instituição desenvolve ainda o Programa Embaixadores, que amplia o engajamento nas ações institucionais e proporciona, ao aluno, a possibilidade de participar ativamente na construção das atividades de seu interesse. O Idomed também disponibiliza ao estudante o Portal Carreiras, em que, por meio de um sistema informatizado, mantém uma parceria com empresas para a oferta e divulgação de vagas, encaminha candidatos e acompanha o desenvolvimento dos estágios. O portal conta com oportunidades de vivência prática na medicina como editais de iniciação científica, monitorias, bolsas de mestrado/doutorado, residências e processos seletivos, entre outras oportunidades de colocação profissional.