Gerando economia ao cliente.
A Metalock Brasil foi contratada por um armador para realizar uma inspeção em Santos (São Paulo) em um motor elétrico de 1.100 kW de potência, que opera o sistema de propulsão Bow Thruster. Esse sistema é essencial para as manobras de atracação e desatracação do navio, e sua falha impede que o navio realize essas operações sem o auxílio de rebocadores.
De acordo com a empresa, durante a inspeção a bordo, nossa equipe de eletricistas constatou que o bobinado do motor apresentava resistência de isolação zero, o que indicava a necessidade de um possível rebobinamento do estator, segundo avaliação do chefe de máquinas.
— Para solucionar o problema, programamos a remoção do motor, do disjuntor e do soft starter para a próxima parada do navio em Santos, permitindo que o equipamento fosse inspecionado em nossa oficina— informou a Metalock.
— Após a remoção, foi realizado um tratamento térmico no estator, o que aumentou a resistência de isolação do motor a níveis satisfatórios. Com isso, o rebobinamento do estator foi evitado, gerando economia de tempo e custo para o cliente. O disjuntor foi revisado e testado em bancada, enquanto o soft starter, que também apresentava baixa isolação, passou por tratamento térmico— continuou.
— Após 45 dias, retornamos ao navio para reinstalar o motor e seus componentes. Por precaução, o sistema foi ligado, mas permaneceu sem operação durante a viagem, a fim de monitorar sua estabilidade — completou.
— Dez dias depois, na atracação seguinte, nossa equipe realizou os testes com carga a bordo, que foram aprovados pelo cliente. Com isso, o sistema de Bow Thruster voltou a operar normalmente, garantindo a segurança nas manobras de atracação e desatracação do navio— concluiu a Metalock.