estande-defesa-brasil

17/10/2024

Indústria brasileira de defesa desembarca na República Tcheca

Presença inédita no Future Forces Exhibition 2024. Abimde e ApexBrasil promovem a estreia do país em evento de defesa da Europa Central.

Pela primeira vez, a indústria brasileira de defesa e segurança está representada na República Tcheca, no Future Forces International Exhibition & Forum 2024. O evento, que acontece em Praga, de 16 a 18 de outubro (quarta a sexta-feira), reúne grandes players do setor de defesa, incluindo o Brasil.

Coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o espaço conta com o apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.

A área brasileira agrupa três empresas: a Embraer, a CSD e a Desmodus, que apresentam ao público soluções tecnológicas avançadas, demonstrando a capacidade e a competência da indústria de defesa nacional.

A 15ª edição do Future Forces Forum (FFF) estima a presença de mais de oito mil participantes e delegações de mais de 70 países. O evento, apoiado pelo governo tcheco, é organizado em estreita colaboração com as forças armadas, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a European Defence Agency (EDA). Neste ano, os debates se concentram em temas como defesa cibernética, sistemas autônomos, robótica, inteligência artificial e combate ao terrorismo.

A primeira atividade do Espaço Brasil foi marcada pela assinatura de um memorando de entendimento entre a Abimde e a Associação da Indústria de Defesa e Segurança da República Tcheca (AOBP). A Abimde foi representada pelo seu diretor de Projetos, coronel Antonio Ribeiro — que assinou em nome do presidente do Conselho de Administração, Dr. Roberto Gallo —, ao lado do presidente da AOBP, Jiří Hynek.

Após a formalização do acordo, o coronel Antonio Ribeiro presenteou Hynek com o livro “Base Industrial de Defesa e Segurança: Uma trajetória de desenvolvimento e soberania”, recém-lançado pela Abimde. A obra oferece um relato detalhado sobre o progresso da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) ao longo dos anos, destacando conquistas, desafios e a evolução do setor no Brasil.

— A assinatura deste memorando reforça os laços de cooperação entre o Brasil e a República Tcheca, fortalecendo a Base Industrial de Defesa de ambos os países e promovendo o desenvolvimento de soluções tecnológicas. A troca de conhecimento e experiência é essencial para ampliarmos nossas capacidades— ressaltou o Coronel Antonio Ribeiro.

A mesma posição foi compartilhada pela AOBP —Após um longo período de planejamento, finalmente as duas associações assinam este memorando. Trata-se de um passo significativo na cooperação entre nossos países— acrescentou Hynek.

A cerimônia oficial de abertura do FFF foi marcada pelo descerramento da faixa do Espaço Brasil, realizado pelo secretário-geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, acompanhado por Fábio Cereda Cordeiro, conselheiro e chefe do Setor de Promoção Comercial (Secom), que representou a Embaixadora do Brasil na República Tcheca, Sônia Gomes.

Estiveram presentes também o aecretário de Produtos de Defesa, tenente-brigadeiro do r Heraldo Luiz Rodrigues, e Jiří Hynek, presidente da Associação da Indústria de Defesa e Segurança da República Tcheca (AOBP), além de outras autoridades e convidados.

Cooperação Brasil-República Tcheca — A participação brasileira no Future Forces International Exhibition & Forum 2024 foi incentivada pela embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrliková, que, durante uma plenária realizada na sede da Abimde, em agosto, ressaltou a importância da colaboração entre Brasil e República Tcheca em setores como Defesa, Segurança, Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (QBRN), cibernética, entre outros.

O Espaço Brasil, coordenado pelo Coronel Antonio Ribeiro, recebeu como incentivo uma área gratuita na feira.—A ação faz parte de uma iniciativa da Embaixadora Havrliková em buscar uma aproximação das empresas brasileiras com a indústria tcheca —comentou Ribeiro.

O FFF é uma plataforma multidimensional, que engloba exposições, conferências e reuniões bilaterais, proporcionando um espaço para que as empresas brasileiras apresentem sua expertise e explorem oportunidades de negócios. A presença de empresas nacionais no evento reflete o empenho do Brasil em ampliar sua atuação em mercados estrangeiros promovendo suas soluções e fortalecendo laços comerciais e estratégicos em um setor cada vez mais competitivo.

Conheça as empresas brasileiras que representam o país no FFF —A CSD opera no setor de Defesa e pertence ao Grupo Hübner. Atua no desenvolvimento e produção de bombas de aviação, foguetes, espoletas, munições e componentes para o setor de defesa. Alguns de seus produtos são credenciados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) pelas autoridades brasileiras.

A Desmodus é uma empresa especializada na fabricação de torniquetes para o controle de hemorragias, com o objetivo de salvar vidas. Reconhecida como a única fábrica na América Latina, a empresa busca difundir o uso desses instrumentos em diversos segmentos do mercado brasileiro. A Desmodus foi qualificada como Empresa Estratégica de Defesa.

A Embraer, fundada em 1969 e com sede em São José dos Campos, é uma empresa aeroespacial brasileira que opera em vários segmentos, incluindo aviação comercial, executiva, agrícola, e defesa e segurança. Reconhecida como líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos, é uma das maiores exportadoras do Brasil.

Brazil Defense — O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro — Brazil Defense — tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas. 

Sob a direção conjunta da Abimde-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.

Abimde — A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) é reconhecida como legítima interlocutora da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. A entidade promove ações para valorização e fomento das empresas do setor nos mercados nacional e internacional, e para fortalecimento ou implementação de políticas e programas que assegurem o desenvolvimento desta indústria. Dentre suas mais de 240 associadas, estão as principais empresas de Defesa e Segurança instaladas no País.

ApexBrasil — A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

. Future Forces International Exhibition & Forum 2024, de 16 a 18 de outubro (quarta a sexta-feira), na PVA Expo Praga. | https://shre.ink/ghbF