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17/10/2024

Grupo SADA inicia descarbonização de frota com a transformação de caminhões

Para o uso de gás natural veicular. Iniciativa pioneira contribui para a redução das emissões de CO₂ no setor de transporte e logística.

O Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, dá mais um passo significativo em direção à utilização de combustíveis alternativos, ao anunciar a descarbonização da frota a partir da transformação de parte de caminhões movidos a diesel para veículos que utilizam gás natural veicular (GNV).

A iniciativa faz parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂) de forma a contribuir com a descarbonização do setor. A indústria de transportes tem um papel fundamental no desafio global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a transição para o GNV é uma etapa importante para reduzirmos nossa pegada de carbono, ao mesmo tempo que garantimos operações eficientes e seguras— afirma Ricardo Ramos, diretor de Operações e Negócios do Grupo SADA.

O uso de caminhões que podem ser abastecidos com o gás natural veicular traz outros benefícios que ajudam a promover práticas mais sustentáveis em nossas operações de transporte e logística. —A medida também impacta na redução de fumaça preta, melhoria da qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas —explica Ramos.

Estudos indicam que caminhões movidos a GNV podem reduzir, em média, 20% as emissões de CO₂ em comparação aos motores a diesel, além de emitir quantidades significativamente menores de poluentes atmosféricos como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado.

—Essa mudança não é apenas boa para o meio ambiente, mas também prepara nossa empresa para o futuro. Acreditamos que a adoção de tecnologias sustentáveis é essencial para garantir a competitividade em um mercado que valoriza a responsabilidade socioambiental. Esperamos que o nosso pioneirismo com essa iniciativa inspire outros players para participarmos ativamente de um setor cada vez mais compromissado com um mundo e com uma sociedade mais sustentáveis —diz o executivo.

Até o final do primeiro trimestre de 2025, a frota de caminhões a gás da SADA passará dos atuais 6 para 31. “Esse movimento de transformação, fará com que o Grupo SADA, sozinho, represente cerca de 25% de market share da frota de caminhões GNV circulante no país e investimentos da ordem de R$ 7 milhões”, conclui Ramos.

Operação GNV já está em testes — O diretor Comercial do Grupo SADA, Marcelo Loureiro, destaca que o investimento na frota GNV faz parte de um alinhamento estratégico com a cadeia automotiva. —Nosso compromisso com a descarbonização é uma estratégia alinhada com os nossos clientes. Por isso, trouxemos os primeiros investimentos para apoiar o transporte entre as plantas da GM e Stellantis e nossos pátios em São Bernardo do Campo (SP) e Betim (MG), respectivamente—.

Os testes realizados com as frotas percorrendo quilometragens similares utilizando diesel e GNV comprovam que a meta de redução de emissões está sendo cumprida. —Comparamos as emissões de CO2 em equipamentos utilizando diesel S10, S500 e GNV. Ao final desses testes iniciais, os caminhões GNV apresentaram um resultado próximo à média de mercado, com redução de 15% em emissões de CO2 — finaliza Loureiro.