O investimento de R$ 11 milhões da Brasol inclui a implementação, a manutenção preventiva, corretiva e emergencial, e monitoramento contínuo por dez anos. A subestação, que otimiza o fornecimento de energia para a Companhia Industrial Cataguases, resulta de uma parceria entre Brasol e (re)energisa.
Minas Gerais é o primeiro estado brasileiro a receber uma subestação Energy as a Service (EaaS) – modelo inovador que transforma investimentos em custos operacionais mensais e garante maior flexibilidade financeira para as empresas. Desenvolvido para reduzir custos operacionais, melhorar a qualidade e a disponibilidade de energia para a Companhia Industrial Cataguases, o projeto resulta de uma parceria entre a Brasol, empresa formada pela Siemens e BlackRocK, com expertise em transição energética, e a (re)energisa, braço de soluções energéticas do Grupo Energisa.
A construção envolveu uma subestação de 69/22 kV, com potência instalada de 5/6,25MVA, e 650 metros de linha de transmissão em 69 kV, além da elevação da classe de tensão de 22 kV para 69KV. A atualização contribui para a redução dos custos de energia para a fabricante de tecidos, que está ampliando sua capacidade produtiva em Minas Gerais. —Essa mudança de média para alta tensão gera economia direta, aumenta a confiabilidade operacional e, consequentemente, eleva a produtividade— afirma Eberson Muniz, diretor executivo da Unidade de Negócios de Alta Tensão da Brasol.
Com um investimento de R$ 11 milhões, integralmente feito pela Brasol, a implementação inclui também a manutenção preventiva, corretiva e emergencial, além do monitoramento contínuo por dez anos. —O modelo EaaS transforma investimentos de capital (Capex) em despesas operacionais (Opex, permitindo que as empresas direcionem recursos para suas atividades principais com mais flexibilidade financeira. Essa solução traz previsibilidade e pode beneficiar diversos setores, como o têxtil, ao reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência energética— destaca Ty Eldridge, CEO da Brasol.
—Com este projeto, reforçamos nosso papel como parceiros estratégicos, oferecendo soluções integradas que permitem aos clientes otimizar recursos e focar no que realmente importa: seu crescimento e competitividade. A subestação Energy as a Service é um exemplo claro de como podemos proporcionar flexibilidade financeira e eficiência energética com soluções completas—afirma Roberta Godoi, vice-presidente de Soluções Energéticas e líder da (re)energisa.
Tiago Peixoto, diretor-presidente da Companhia Industrial Cataguases, ressalta a importância do modelo adotado. —Para a indústria têxtil, aumentar a disponibilidade e a estabilidade sem elevar os custos é crucial— afirma.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a energia elétrica representa cerca de 15% dos custos no setor. —Com a nova subestação, conseguimos melhorar nossa autonomia energética e apoiar a expansão da capacidade produtiva sem comprometer nossos recursos —conclui.
Brasol —A Brasol é uma empresa pioneira no desenvolvimento, investimento e operação de infraestrutura energética, atendendo aos principais consumidores comerciais e industriais do país. Com projetos localizados em todos os estados do país, a empresa alavanca a ampla experiência de seus acionistas, Siemens e BlackRock, e o histórico de desenvolvimento de projetos de energia em 14 países, para entregar soluções eficientes em energia e com custos competitivos adaptados à realidade de cada cliente.
Essa expertise global, aliada ao conhecimento da realidade local e a capacidade de entrega nacional, posiciona a Brasol como líder no fornecimento de soluções inovadoras de transição energética, incluindo energia solar, subestações, linhas de transmissão, soluções de armazenamento de energia/baterias e carregamento de veículos elétricos—.
A (re)energisa — A (re)energisa é o portfólio de soluções energéticas do Grupo Energisa para acelerar a transição energética dos clientes. É uma marca com atuação nacional, atendendo empresas de todos os portes na cidade e no campo, com produtos e serviços personalizados em geração distribuída por meio de fontes renováveis, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado. Com 119 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Além da (re)energisa, o portfólio abrange 9 distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira do nosso setor no mercado de energia. Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição de gás natural, através da aquisição da ES Gás.
Companhia Industrial Cataguases — Fundada em 1936, a Cataguases é a mais completa plataforma produtiva de tecidos planos do Brasil, com um modelo verticalizado, com plantas operacionais de fiação, tecelagem, beneficiamento e confecção. Também possui um estúdio de criação e desenvolvimento em estamparia, fios tintos, maquinetas e tecidos em diversas construções. Possui capacidade para produzir aproximadamente 27 milhões de metros lineares de tecidos por ano, exporta para mais de 30 países e atende a todos os principais grupos de moda nacionais.