laco-cor-de-rosa

16/10/2024

Radiologista explica a importância da prevenção do câncer de mama

Conscientes que o tema câncer de mama é um problema grave e que vem acometendo também mulheres mais jovens, a Clínica Felippe Mattoso e o Labs a+, marcas do Grupo Fleury no Rio de Janeiro, firmaram parcerias com a Santa Casa, Fundação Laço Rosa, Instituto Steinberg e Hospital Federal de Ipanema e irão realizar no próximo dia 20 de outubro de 2024 a ação “Domingo Rosa”. Nesse dia, serão realizados exames de mamografia e ultrassonografias mamárias nas pacientes encaminhadas diretamente por essas instituições.

Trata-se da ação social e de voluntariado cujo objetivo é promover a conscientização e alertar as mulheres sobre prevenção, cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A coordenadora médica de mamografia, a radiologista Dra. Andrea Petrelli, da Clínica Felippe Mattoso e Labs a+, destaca a importância do “Outubro Rosa”, que busca promover conscientização para a prevenção do câncer de mama, proporcionando a realização de exames de imagem fundamentais para o controle da doença.

Abaixo, a especialista esclarece alguns pontos necessários para o diagnóstico: A partir de qual idade a mulher deve começar a fazer exames da mama? A mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos.

—Quais os principais exames de imagem devem fazer parte do check-up anual da mulher? Os principais exames de imagem são mamografia e ultrassonografia mamária.

— Qual a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama? Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura da doença, menor o tratamento com melhor resultado estético e melhor qualidade de vida.

— Quais são os principais exames para o diagnóstico de câncer de mama? Exames de imagem para o diagnóstico são a mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância magnética. Não devemos esquecer do autoexame e exame clínico das mamas.

— Qual a diferença entre a ultrassonografia da mama e mamografia? Ultrassonografia e mamografia são exames diferentes, porém complementares. O ideal é realizar inicialmente a mamografia e, após, a ultrassonografia complementar. Por exemplo, caso tenha aparecido algum nódulo na mamografia, precisamos da ultrassonografia para definir sua natureza e ver a conduta a ser seguida. Lembrar que algumas lesões são identificadas somente pela mamografia e outras somente por ultrassonografia, por serem métodos diferentes. Um não substitui o outro, se complementam.

— Ultimamente vem sendo publicado que o câncer de mama vem atingindo cada vez mais mulheres jovens. Por conta disso, qual a orientação que pode ser dada para as mulheres como forma de prevenção? A principal orientação é que as mulheres façam o autoexame, conheçam suas mamas, frequentem o ginecologista e/ou mastologista e realizem os exames de mama solicitados.

— Qual a orientação para a pessoa que foi diagnosticada com câncer de mama? Uma vez diagnosticado o câncer de mama, a pessoa deve procurar seu médico o mais rápido possível para que tão logo seja iniciado o tratamento adequado.

— Qual a importância do Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama? O “Outubro Rosa” é uma excelente campanha que tem por objetivos: Alertar e orientar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama; Prestar informações sobre a saúde da mama e ressaltar a relevância da mamografia; Proporcionar melhoria da qualidade de vida da população;

Reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.