claudio-nascimento-atech

15/10/2024

Atech e segurança pública: parceria de ponta com tecnologias inovadoras

Pela primeira vez no COP, o público terá a oportunidade de conhecer os principais produtos desenvolvidos para a área.

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, demonstrará no COP Internacional 2024 suas soluções tecnológicas voltadas para operações nos domínios terrestre, aéreo, marítimo e cibernético.

O COP é um importante evento latino-americano sobre Segurança Pública reunindo sociedade civil, agentes de segurança, especialistas, autoridades e empresas nacionais e internacionais do setor. É uma troca de experiências sobre o que há de mais moderno relacionado à segurança. Este ano, será realizado de 16 a 18 de outubro (quarta a sexta-feira), no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

A Atech é reconhecida internacionalmente por sua expertise em desenvolvimento e integração de sistemas para missões críticas e de apoio à tomada de decisão. E pela primeira vez levará ao COP os produtos da família Arkhe Integrated Systems, sistemas de comando e controle, inteligência, análise de dados, gerenciamento de incidentes, deteção e bloqueio de drones e cibersegurança.

O principal produto que será apresentado é o GDI (Gerenciamento de Incidentes), uma plataforma que emprega capacidades avançadas de comando e controle fornecendo uma ampla visão do teatro operacional, em tempo real. A plataforma tem gerado interesse nas forças policiais, sendo realizadas demonstrações em campo, envolvendo diferentes cenários de aplicação.

O sistema de comando e controle possui capacidades e recursos que possibilitam resposta rápida e efetiva a um incidente, sejam de origem natural como eventos meteorológicos, por exemplo; ou de natureza humana, como falha em equipamentos ou ações criminosas.

O GDI utiliza tecnologias de IoT (Internet das Coisas), georreferenciamento (GIS) e de ambiente computacional em nuvem ou on-premise, com segurança cibernética. Ele possibilita a interoperabilidade com outros sistemas e a integração dos dados de diversos dispositivos e sensores.

Dentre os dispositivos que podem ser integrados destacam-se as bodycams, celulares, rádios de comunicação, viaturas, embarcações, helicópteros, câmeras e drones. Os dados são coletados em tempo real e visualizados de forma organizada e contextualizada em centros de comando, fixos ou móveis.

O GDI pode ser empregado em qualquer operação que demande planejamento e monitoramento em tempo real. Um exemplo, foi a ação que ocorreu durante a pandemia de covid-19 no Estado de São Paulo. O GDI auxiliou a Polícia Militar durante uma escolta para distribuir vacinas em vários lugares do estado, garantindo ampla consciência situacional em toda a atividade.

Além, do GDI, outras tecnologias da mesma família serão demonstradas no COP Internacional. Para o tratamento e análise de um grande volume de dados, a Atech tem em seu portfólio o Arkhe Data Analysis (ADA). O ADA é uma plataforma com uma interface gráfica amigável e dinâmica, com painéis de controle (dashboards) que possibilitam análises avançadas, em tempo real, realizadas de acordo com os parâmetros desejados, que podem envolver o cruzamento de dados coletados em diversas fontes de informação.

O Arkhe Athena é uma tecnologia voltada para a proteção cibernética. O produto integra ferramentas de mercado, realiza uma monitoração do hardware utilizado nas soluções e controla tudo que envolve TI. Durante esse monitoramento, a solução é capaz de apontar se existe alguma vulnerabilidade e recomenda patchs para serem instalados assegurando o cliente.

—Um dos grandes diferenciais da Atech é que todas essas tecnologias podem ser integradas e/ou utilizadas separadamente. As ferramentas são desenvolvidas de forma personalizada para atender, exatamente, o que o cliente necessita. Com isso, torna-se totalmente efetiva e assertiva nas ações de Segurança Pública e outros setores —disse Claudio Trapaga F. Nascimento Filho, gerente Comercial da Atech.

Um outro produto que será levado ao COP é o Arkhe Integrated Surveillance. Voltado para a área militar, essa ferramenta também pode ser aplicada na segurança pública. É um sistema de Comando & Controle integrado, projetado para atender com eficiência e precisão, às demandas nos cenários aéreo, terrestre e marítimo. Ele integra diferentes sensores e sistemas, possibilitando a interoperação com outros centros de controle, fixos ou móveis, e a transferência segura de dados estratégicos. A ferramenta possibilita coordenar diferentes tipos de missões, como interceptação de aeronaves, reconhecimento de área, busca e salvamento, entre outras. Para o evento, a Atech vai mostrar a solução para detecção e bloqueio de drones, que possibilita a identificação dos equipamentos em voo, sendo tudo visualizado no sistema.

No estande A57, a empresa terá a presença de especialistas em cada um dos produtos, para atender ao público. Além de explicações, os visitantes terão a oportunidade de ver uma demonstração dos produtos, compreendendo, em tempo real, sobre o funcionamento dessas tecnologias integradas.

Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 2024, de 16 a 18 de outubro(quarta a sexta-feira), no São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 KM – Vila Água Funda, São Paulo(SP). Estande da Atech: A57.

Atech — A Atech é uma empresa do Grupo Embraer reconhecida como uma “System House” brasileira de Sistemas de Defesa e ATM. É uma empresa orientada pela inovação e tecnologia, com expertise única em engenharia de sistemas críticos e tecnologias de consciência situacional. Com base em padrões internacionais, a Atech é responsável pelo desenvolvimento do sistema brasileiro de gerenciamento de tráfego aéreo, reconhecido pela ICAO como um sistema de referência mundial. Com base nesses sistemas, para atender às necessidades dos ANSPs internacionais, a Atech desenvolveu o portfólio de produtos Makron, que também foi implantado no exterior, trazendo soluções completas e integradas para o mercado internacional de ATM. | www.atech.com.br