7ª edição da premiação, promovida pelo Grupo Bittencourt, reconhece as franqueadoras que se destacam por processos inovadores e disruptivos.
As práticas de fomento à inovação, otimização de processos, sustentabilidade e o modelo pioneiro de negócios de franquias da Algar Telecom, empresa de TI e telecom do grupo Algar, foram reconhecidas na 7ª edição do Top 25 do Franchising Brasileiro. A premiação, organizada pelo Grupo Bittencourt, foi realizada na quarta-feira (9) e celebra as marcas que vêm contribuindo para a perenidade e o crescimento do setor.
Este reconhecimento, recebido pelo Algar Telecom Franquias, parte de um processo de seleção que começa com uma pesquisa aberta a todo o mercado. As respostas são avaliadas por um comitê de especialistas, que considera o impacto das iniciativas para os negócios. Neste ano, 121 franqueadoras participaram e concorreram à premiação.
— A Algar Telecom, com seus 70 anos de experiência, sempre se dedicou a oferecer soluções de qualidade. O sucesso do Algar Franquias é prova da eficácia do nosso modelo de negócios e da confiança que nossos franqueados depositam em nós— declara Márcio de Jesus, vice-presidente de Negócios da Algar Telecom.
—Estar entre as 25 empresas que mais fomentam a inovação no franchising, demonstra a qualidade de nossas operações e o compromisso com a excelência e a satisfação de nossos franqueados. Nossas franquias têm um impacto positivo, impulsionando não apenas o crescimento, mas também a qualidade dos serviços oferecidos aos nossos clientes em todas as regiões do País em que atuamos —explica Ana Flávia Martins, diretora de Negócios Franquias da Algar Telecom.
Lançado em dezembro de 2017, o Algar Franquias é uma iniciativa pioneira no setor de telecomunicações. A primeira franquia foi inaugurada em setembro de 2018. Na fase inicial, 100% dos 20 clusters foram vendidos, e os resultados alcançados na primeira fase abriram caminho para o planejamento de uma segunda etapa, focada na expansão para outras localidades atendidas pelo backbone da Algar Telecom, como o interior de São Paulo e as regiões Centro Oeste e Sul do país.
Atualmente, o sistema conta com clientes de banda larga e celular em 101 municípios. As franquias, distribuídas em 30 clusters e cinco estados, representam 35% da receita de varejo da Algar Telecom. Voltado para clientes do varejo e de MPE, o Algar Franquias está presente nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo, gerando mais de 900 empregos diretos.
Como funciona — A franquia da Algar Telecom é um investimento que permite empreender localmente em parceria com uma empresa que acumula 70 anos de experiência no segmento. No modelo, o franqueado é responsável pela expansão de rede, equipe técnica, instalação e manutenção de serviços (fixo, internet e celular) e gerencia toda a experiência do cliente – desde o primeiro atendimento de vendas até o pós-venda. A Algar Telecom oferece suporte especializado aos franqueados em todas as etapas, dos negócios à operação.
Para ser um franqueado, o público-alvo da companhia é formado tanto pelo empreendedor de telecom quanto pelo provedor de serviço de internet (ISP – Internet Service Provider). Para os ISPs, é necessário atender a alguns critérios, como já ter rede e estar presente na região, já possuir uma base de clientes e contar com uma boa reputação local. Para os empreendedores de telecom, é importante ter capacidade de investimento, ligação com a região, visão de longo prazo, histórico em negócios e uma boa reputação local.
A Algar Telecom oferece suporte transferindo conhecimento em toda a cadeia de negócios, backbone e rede metro, marca, portfólio completo de produtos, sistemas, atendimento remoto e faturamento ao cliente, além de acesso a todos os seus fornecedores homologados.
Perfil — A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.
Com 70 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 132 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.
Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa – comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadora.