Tendo em vista o acontecimento do COMEX TECH Fórum, em 18 setembro passado, no World Trade Center, São Paulo, um dos maiores eventos de tecnologia para o Comércio Exterior já realizados no Brasil, onde líderes do mercado de inovação e “Supply Chain” se reuniram para discutir temas atuais e relevantes para o comércio global, gostaria de aproveitar para trazer e dividir com vocês um pouco do que nele foi abordado, além de nossa visão pessoal sobre o tema Tecnologia no Comércio Exterior.
Este evento foi um grande fórum de tecnologia, que mostrou com qualidade, que chegou a hora de se pensar em ferramentas tecnológicas que nos ajudem a impulsionar o Comércio Exterior Brasileiro. Tudo isso nos inspira a poder sonhar como tecnologias e inteligências artificiais que possam agir diretamente no crescimento dos números do Comércio Exterior Brasileiro, qualificando e agilizando a prestação de serviços dentro de toda a cadeia de “Supply Chain”, Logística, Aduana e toda prestação de serviços que envolve as operações de Comércio Exterior.
Palestras importantes com conhecidos conferencistas, tais quais, Aaron Ross, Camila Farani, Tiago Reis, entre outros, nos lembraram, que antes de qualquer agilidade operacional, o mais importante é conhecer seus clientes no detalhe, saber os seus principais anseios, e que, para melhorar a experiência com seus clientes, existem inúmeras formas, ressaltando que se faz necessário fazer um “onboarding” adequado e atencioso, especialmente em processos cujas vendas são complexas.
Estabelecer uma cultura de testes na sua empresa, para saber a quantas andam a sua prestação de serviços aos olhos de seus clientes, ou seja, um micro-gerenciamento de suas operações, é uma ótima estratégia. Este tipo de atendimento, tornará sua empresa mais próxima de seu cliente e do conceito de encantar aos clientes. Tudo isso é uma cultura, que também pode ser trabalhada por meio de sistemas e de inteligências artificiais.
No que se refere a inteligência artificial (IA) aplicada aos processos ligados ao segmento de Comércio Exterior, e aí se incluem a Logística, Aduana, Câmbio, e outros, muitos sistemas estão sendo apresentados de forma eficiente, dando agilidade aos processos. Contudo, vale a pena refletir, que a IA equivale a um bom colaborador, e que assim como fazemos na empresa, este colaborador precisa ser muito bem treinado, para responder adequadamente, de forma mais precisa, cirúrgica. Com a IA, muitos trabalhos repetitivos podem ser otimizados, reduzindo muitas horas de trabalho, e, num futuro próximo, vamos chegar a um ponto onde a IA irá ajudar muito mais, conseguindo chegar a decisões mais analíticas, que hoje ainda permanecem com o ser humano pensante.
Muitos sistemas inteligentes foram apresentados aos presentes. Novas ferramentas tecnológicas permitem que os clientes possam acompanhar, eles próprios, o andamento de seus processos dentro dos sistemas de seus prestadores de serviços. Contudo, isso ainda não exime que os prestadores de serviços mantenham seus bancos de dados sempre atualizados. E assim, o processo vai se qualificando.
Estão sendo desenvolvidas ferramentas baseadas em IA e em pesquisas robóticas, que permitem agilizar uma coleta de preços de fretes marítimos, aéreos e rodoviários, estruturar custos complexos (que envolvam mais de uma variável na sua composição) e outras diversas otimizações baseadas em ferramentas inteligentes. Emitir rapidamente notas fiscais, faturas e packing Lists, bem como fazer controles complexos.
A Tecnologia também está sendo preparada para atender ao Novo Processo de Importação (NPI), especialmente para fazer controles, alimentar o catálogo de produtos, fazer pagamentos e gerenciar o diligenciamento de operações em curso. A tecnologia implementada pelos órgãos governamentais nesse novo sistema, irá permitir, por exemplo, que uma carga seja designada para parametrização (determinar o canal de desembaraço), assim que saia do porto de origem. É de fazer inveja o avanço de nosso Portal Único perante os demais Portais Únicos do mundo todo.
O governo brasileiro vem investindo nesse desenvolvimento desde 2019 para que a tecnologia venha a “dar o seu show” na otimização e facilitação de comércio, conforme orienta / determina a Organização Mundial das Aduanas (OMA) a todos os países. Este sucesso tecnológico, foi uma das razões de a entidade ter escolhido o Brasil (Rio de Janeiro) para sediar a sua Technology Conference & Exhibition 2024, de 12 a 14 de novembro de 2024 no Riocentro.
Quero chamar a atenção para toda essa mudança silenciosa que está inserindo a tecnologia nesse segmento, que há bem pouco tempo era bastante (ou quase totalmente) movimentado pela inteligência humana, unicamente, e hoje já conta com ferramentas de IA, robotização de dados, gerenciamento e cruzamento de informações sistêmicas, e muitas outras ferramentas. É importante que prestadores de serviço de todas as áreas estejam atentos para não perderem o “trem da história”. Atualizar seu negócio com ferramentas tecnológicas, não é mais um luxo, mas uma condição de sobrevivência de seu negócio. Quem não estiver atento a isso, vai sucumbir para a concorrência. Olhos abertos para a tecnologia!!!
• Por: Otávio Gomes Rodrigues, Vice presidente do Sindaerj (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio de Janeiro) e Diretor da Feaduaneiros (Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros) / Revista Sescon/RJ