Ainda estamos a dois meses da Black Friday, mas quem trabalha com e-commerce sabe que, por ser a liquidação mais importante do ano e mais aguardada pelos clientes, as estratégias devem ser traçadas e executadas durante todo o ano para garantir a melhor performance de vendas. Para este ano, de acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra na Black Friday 2024, realizada pela Wake em parceria com o Opinion Box, 66% dos consumidores pretendem adquirir algum produto na Black Friday e 23% ainda não se decidiram. Importante destacar que 32,5% dos consumidores já estão de olho nos preços, enquanto 37,8% vão começar a fazer sua lista de compras com cerca de um mês de antecedência.
Observando esse cenário, realizar um “esquenta” para a Black Friday, ou seja, ações que antecipem a data, pode ser uma estratégia interessante para engajar os consumidores. Te apresento agora o que eu faria para impulsionar minhas vendas na data e aproveitar a ansiedade dos clientes pelos preços baixos.
Crie ofertas exclusivas — Nada como uma boa promoção para chamar a atenção. Foque em criar ofertas exclusivas com chamada para a Black Friday. Ofereça descontos relevantes em produtos populares, crie combos especiais ou até mesmo lançamentos que só estarão disponíveis naquele dia. Isso criará uma sensação de urgência, incentivando os clientes a não perderem essa oportunidade.
Além disso, você pode usar o “esquenta” como um “laboratório” para testar quais tipos de ofertas funcionam melhor com seu público. Assim, você já terá insights valiosos para criar as melhores promoções para a quando o grande dia chegar.
Antecipe a experiência da Black Friday — Uma boa tática é dar ao cliente uma amostra do que está por vir. Você pode oferecer descontos parecidos aos que planeja aplicar na BF para testar a eficácia de campanhas e verificar se sua plataforma de e-commerce está preparada para um grande volume de tráfego. Crie uma comunicação especial para que os clientes fiquem animados para os próximos descontos.
Exclusividade para clientes fiéis — Quer um truque que funciona super bem? Ofereça vantagens exclusivas para os clientes que já são fiéis à sua marca. Na antecipação da Black Friday, isso pode ser feito via cupons especiais, acesso antecipado às promoções ou até brindes. Essa ação fortalece a relação com os consumidores que já compram de você e cria um senso de exclusividade, algo que os fará se sentir valorizados. Além disso, você pode coletar feedback dos seus clientes e ajustar sua estratégia para a Black Friday, garantindo estarem oferecendo o que eles realmente querem comprar.
Invista no marketing de urgência — O senso de urgência é uma técnica de marketing poderosa, e você pode utilizá-la de forma ainda mais eficaz: crie contagem regressiva no site, envie e-mails com frases como “última chance de garantir seu desconto” e destaque que as ofertas são limitadas. Quando bem aplicada, essa estratégia pode aumentar a taxa de conversão e o cliente decidir a comprar de forma mais rápida.
Crie conteúdo exclusivo e engajador — Crie uma comunicação diferente da que você usa normalmente. Aproveite a data para criar posts nas redes sociais celebrando seus consumidores, enviar e-mails personalizados e até mesmo fazer lives e vídeos. Mostrar que você valoriza o cliente não só pelas compras, mas pela relação com a marca, aumentará o engajamento. Além disso, foque em educar o cliente sobre a Black Friday. Crie conteúdos que expliquem como se preparar para a data, como aproveitar melhor as promoções e o que esperar de ofertas futuras.
Monitore os resultados e aprenda para a Black Friday — Por último, mas não menos importante, monitore tudo! Analise as campanhas que deram mais resultado, veja quais produtos tiveram mais saída, quais métodos de pagamento foram mais utilizados e qual foi o feedback dos clientes. Esse dia é uma chance de ouro para testar ferramentas e ajustar o que for necessário. Assim, quando a Black Friday chegar, você estará 100% preparado e confiante no sucesso das suas ações.
• Por: Lucas Castellani, ele começou a empreender na internet desde jovem. Com menos de 30 anos, criou uma plataforma de e-commerce, hoje extinta, que chegou a faturar mais de R$25 milhões de reais em vendas no mundo todo. Após perceber que o mercado brasileiro estava precisando de melhores plataformas para vender online, começou a trabalhar com a Cartpanda que, em 2021, foi apoiada pela Y Combinator — uma das maiores aceleradoras do mundo.