Presidente do Crea-RJ vai mediar painel sobre saneamento básico. Miguel Fernández é especialista em recursos hídricos.
No primeiro governo Getúlio Vargas, o Brasil entrou na era da industrialização e das grandes obras de infraestrutura. E foi neste período, em 1940, que foi realizada a primeira Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, a SOEA, que há oito décadas é um dos principais eventos de integração e valorização dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências do país. Agora, com o tema “Educação, tecnologia e inovação para um futuro sustentável”, a 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) acontece de 07 a 10 de outubro (segunda a quinta-feira), no Centro de Convenções de Salvador (BA). São esperadas cerca de seis mil pessoas de todo país neste que é o maior evento da área tecnológica do país.
Pela primeira vez como presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), o engenheiro Miguel Fernández, que é especialista em recursos hídricos, vai participar da SOEA. Ele será o moderador do painel “Os desafios do Novo Marco do Saneamento”, que vai acontecer no dia 08 de outubro (terça-feira), às 16h30.
—Profissionais da engenharia, agronomia e geociências vão se reunir em Salvador para discutir inúmeros temas. Um deles será o saneamento, as concessões e o novo marco regulatório. Será discutido, por exemplo, o caso do Rio de Janeiro, onde ocorreu a maior concessão de serviços de água e esgoto do Brasil em operação até o momento. Estarão presentes representantes da Águas do Rio e da Rio + Saneamento, as duas empresas privadas que ganharam a concessão; além da Cedae, a empresa estadual que permanece na operação dos serviços de fornecimento de água na Região Metropolitana fluminense. Serão mostrados ‘cases’, após os três anos de concessão, os desafios, os avanços e as expectativas para o futuro— afirma Fernández, lembrando que será —uma oportunidade de discutir o caso do Rio de Janeiro com o Brasil inteiro e de trocarmos experiências com os outros estados sobre a universalização do saneamento no país—.
Além de Miguel Fernández, participarão amanhã do painel: Sinval de Araújo Andrade Filho, diretor institucional da Águas do Rio; Flavia Accioly, assessora-chefe de contratos de concessão e regulação; e Leonardo das Chagas Righetto, presidente da Rio+Saneamento.
Este ano, a SOEA tem como foco central a inovação e o papel estratégico dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua na construção de um futuro sustentável. Durante os três dias, o encontro contará com 72 painéis, 33 reuniões e a apresentação de quase 500 trabalhos aprovados no Contecc, o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, que é realizado durante a SOEA.
A escolha de Salvador como sede ressalta a importância da região Nordeste no cenário nacional. A SOEA é promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e reúne engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e demais profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.