A PortosRio se une à campanha mundial do ‘Outubro Rosa’, voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, iluminando a fachada do prédio administrativo do Porto do Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que a fachada do edifício recebe a iluminação especial, que permanecerá durante todo o mês de outubro, representando o compromisso com a causa e reforçando a importância do diagnóstico precoce.
A iniciativa é fruto do trabalho da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho da Autoridade Portuária, com o apoio da Diretoria de Gestão Portuária e da Superintendência de Engenharia, através das Gerências de Obras, Manutenção Portuária e Predial. O movimento ‘Outubro Rosa’ teve origem nos Estados Unidos e ganhou adesão mundial, sendo incorporado ao Brasil com grande força em 2009, quando monumentos e instituições passaram a adotar a iluminação rosa como símbolo de apoio à campanha.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e é a principal causa de mortalidade por câncer na população feminina no Brasil. Apesar de possuir um bom prognóstico quando diagnosticado e tratado precocemente, os índices de mortalidade ainda são elevados no país, em grande parte devido ao diagnóstico tardio. Por isso, é essencial conscientizar as mulheres sobre os fatores de risco, os sintomas e a importância da realização de exames preventivos regulares.