Navio tem energia suficiente para abastecer quase dois mil contêineres frigoríficos
A Maersk recebeu recentemente o “Maersk El Alto”, o terceiro de uma série de cinco navios de 12.846 TEU construídos pelo estaleiro JMU Kure no Japão. Ao contrário dos dois primeiros navios da série, que são geridos diretamente pela Maersk em Copenhague, o “Maersk El Alto” será gerido pela empresa japonesa Nissen Kaiun, informa a Alphaliner.
Estas cinco embarcações, classificadas como “Compact Neopanamax”, têm um comprimento de 335 metros e uma boca de 51 metros, o que lhes permite fornecer até 20 filas de contentores. Além disso, seu calado é de 16 metros e estão equipados com motores principais MAN B&W 9G95ME-C, que proporcionam sua propulsão.
Uma característica notável desta série é que os navios foram rotulados como “prontos para metanol”, o que significa que poderiam ser convertidos para tecnologia de duplo combustível com investimento adicional moderado. Os navios contam ainda com cinco geradores a diesel que fornecem 20.625 kW de energia elétrica, suficiente para abastecer cerca de 2.000 contêineres refrigerados de 40 pés, destinados principalmente às rotas de transporte de produtos perecíveis, como frutas.
O “Maersk El Alto” começará a operar no serviço transpacífico ‘AC2’, que conecta portos do Vietnã, China, Coreia e Japão com a costa oeste da América Central e do Norte, incluindo escalas nos portos de Lázaro Cárdenas, Manzanillo e Balboa . | MM