Entidade apoia Iates Clubes de Santos e Rio de Janeiro, anfitriões do evento, assim como os velejadores que irão desafiar 200 milhas náuticas a partir de 25 de outubro.
Há três semanas da largada do mais tradicional evento de oceano do País, os Iates Clubes de Santos e Rio de Janeiro (ICS e ICRJ) intensificam o trabalho na preparação para a cerimônia que o público já incorporou ao calendário esportivo da Baixada Santista. Neste ano, a partida da 74ª Regata Santos-Rio será em 25 de outubro, às 10h30 no Deck do Pescador, na Ponta da Praia, com o Desfile de Barcos, contando com as participações da Marinha do Brasil, Força Aérea e os apoios da CBVela e da ABVO.
Na presidência da CBVela desde 2012, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, enaltece a importância da Santos-Rio. “É a regata é mais tradicional da vela oceânica brasileira, uma prova que reúne os melhores velejadores do País e os aficionados pela vela de oceano em um percurso que exige o máximo das habilidades entre Santos e Rio de Janeiro. Não há um velejador de ponta no Brasil que não tenha participado desse evento único, organizado por esses dois grandes clubes irmãos (ICS e ICRJ)”.
Marco Aurélio destaca uma série de medalhistas olímpicos e campeões mundiais que têm seus nomes gravados nos desafios do Atlântico Sul. —Torben e Lars Grael, Robert Scheidt, Kiko Pelicano, Samuel Albrecht, Eduardo Souza Ramos, Cláudio Biekarck, Maurício Santa Cruz e muitos outros participam dessa regata. Então, a CBVela vê com muita alegria todo o esforço dos dois clubes anfitriões, assim como da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceanos), para promover essa festa da vela e reitero o convite a todos os velejadores. Eu mesmo, já corri oito vezes, todas inesquecíveis —recorda-se o presidente.
—Gostaria de ressaltar ainda, os grandes parceiros da vela em geral, como as Forças Armadas. A Força Aérea Brasileira sempre presente com a Esquadrilha da Fumaça e a Marinha do Brasil, que possui uma ligação muito estreita com nosso esporte por meio do Prolim (Programa Olímpico da Marinha), além de atuar na segurança dos nossos mares. A Santos-Rio é uma regata de 200 milhas e se torna indispensável a presença da Marinha para a segurança das tripulações— finaliza Marco Aurélio.
O diretor de Vela do Iate Clube de Santos, Odoardo Lantieri, demonstra reciprocidade aos apoios da CBVela e da ABVO. —Em uma regata extremamente técnica, com tantas variáveis, com cerca de 360 km, há muitas exigências, não apenas em relação ao barco, mas à preparação da tripulação, conforme as condições de tempo e de mar, que se apresentam de forma diferente a cada ano. Todo apoio, todo incentivo é muito bem-vindo —reforça Lantieri.
Regata dos Arvoredos, prévia da Santos-Rio – Neste ano a Regata Ilha dos Arvoredos, iniciada na década de 1980 pelo ICS, será oferecida como um prêmio para quem também inscrever-se na Santos-Rio. As inscrições para ambas estão abertas. Para a Santos-Rio, podem ser feitas nas classes ORC, BRA-RGS,RGS Cruiser, RGS Clássicos e Mini 6.5 pelos e-mails: [email protected] e [email protected] até às 10h30 de 25 de outubro. Para Arvoredos, em [email protected] até às 17 horas de 11 de outubro.
Os benefícios para as tripulações que optarem por correr nas duas regatas são significativos: valores reduzidos nas inscrições, retirada do barco da água para pequenos serviços de manutenção e gratuidade na permanência da embarcação no pier do ICS no período entre as duas provas, de 11 a 25 de outubro. | Ary Pereira Jr