O total de produtos vendidos no período foi de 18,5 milhões.
No dia 5 de outubro, comemora-se o Dia Nacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, e a categoria tem impactado a economia nacional por meio do varejo online. No terceiro trimestre de 2024, as PMEs digitais faturaram R$ 1,2 bilhão, 43% a mais que o registrado no mesmo período do ano anterior. O levantamento foi realizado pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce que é líder na América Latina.
O total de pedidos realizados foi de 4,7 milhões, um montante 38% maior que o registrado em 2023, com um ticket médio de R$ 250,20. Já em relação aos produtos comercializados, houve um aumento de 32%, resultando em 18,5 milhões. Os principais itens vendidos no trimestre foram creatina, granola, calça jeans e regata.
—Uma vez que o e-commerce tem sido uma grande porta de entrada para quem deseja ingressar no universo do empreendedorismo, e é um dos setores responsáveis pelo impulsionamento do varejo nacional nos últimos anos, os empreendedores estão se adaptando cada vez mais às tendências de consumo e às oportunidades que o mercado oferece. Ao expandir, muitas marcas diversificam os canais de venda e atendimento, e mesmo com pontos de contato presenciais com os seus clientes, ter uma loja virtual própria é uma estratégia que segue forte e relevante para um negócio saudável e uma marca reconhecida —pontua Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.
Os segmentos que mais faturaram foram Moda (R$ 400 milhões), Saúde & Beleza (R$ 107,5 milhões), Acessórios (R$ 74 milhões) e Casa & Jardim (R$ 62 milhões).
Em relação aos meios de pagamento, o Pix lidera e representa 46,5% de todos os pedidos pagos, seguido pelo cartão de crédito (44%). O ranking dos estados com maior faturamento é composto por São Paulo (R$ 580,5 milhões), Minas Gerais (R$ 111,5 milhões), Rio de Janeiro (R$ 88,5 milhões), Santa Catarina (R$ 76,5 milhões) e Ceará (R$ 64,5 milhões).