predio-cnooc

03/10/2024

Diretor do Cepetro participa de evento internacional na China

E visita instalações da CNOOC, Visita à CNOOC pode impulsionar novos projetos de pesquisa e fortalecer parcerias estratégicas entre o Cepetro e a petrolífera chinesa.

O diretor do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro) da Unicamp, professor Marcelo Souza de Castro, tem viagem marcada para a China em outubro de 2024. Castro representará a Unicamp no China-Brazil Marine Science and Technology Innovation Forum, que acontece de 17 a 18 de outubro(quinta e sexta-feira), em Pequim. O Fórum, com foco nas áreas de exploração marinha e inovação em energias, contará com a presença de diversas autoridades e instituições renomadas, incluindo o Ministério das Relações Exteriores da China, a Embaixada do Brasil na China, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além de empresas de energia.

Durante o fórum haverá visitas às instalações da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), incluindo a sede em Pequim e os campos de petróleo offshore na região de Bohai, além dos centros de pesquisa em Tianjin. —Essa viagem será essencial para fortalecer as parcerias e discutir novas áreas de cooperação tecnológica entre o Brasil e a China, principalmente no que diz respeito à exploração de óleo e gás e à transição energética —destacou Castro.

A ida à China é uma continuidade das conversas iniciadas em uma recente visita de uma equipe técnica da CNOOC ao Cepetro, ocorrida em agosto deste ano. Na ocasião, os executivos chineses conheceram os laboratórios e os projetos de pesquisa e desenvolvimento do centro, ficando impressionados com a infraestrutura e expertise tecnológica do Brasil.

Entre 2018 e 2022, o Cepetro e um consórcio de E&P (Exploração e Produção), que envolveu a CNOOC, realizaram um estudo com o objetivo de desenvolver tecnologias de simulação para o campo petrolífero, na Bacia de Santos. Atualmente, a CNOOC detém a participação em dois campos petrolíferos gigantes, além de operar e deter a participação em dois blocos de exploração no Brasil.

A visita à China será uma oportunidade para avançar nas negociações de novos projetos de pesquisa conjuntos, previstos para serem iniciados em 2025, e reafirmar a colaboração entre o Cepetro e a CNOOC. —Essa aproximação com a CNOOC, que está presente em 20 países, é estratégica para a ampliação de nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento —concluiu Castro.

Cepetro —O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro) é um centro de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mais de 35 anos de história, focado em petróleo, gás, energias renováveis e transição energética. Instalado, atualmente, em cinco prédios com mais de 5 mil metros quadrados de área, possui dez laboratórios próprios e conta com mais de 350 pesquisadores. Além de executar projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o Cepetro presta serviços técnicos e de consultoria, forma recursos humanos altamente qualificados e promove a disseminação do conhecimento. Seus projetos de P&D são financiados por empresas, fundações e agências governamentais de fomento à pesquisa. O Cepetro é um dos maiores captadores de recursos via cláusula de PD&I da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).