complexo-solar-ouroeste

03/10/2024

AES Brasil conclui expansão do Complexo Solar Ouroeste, no estado de São Paulo

Com 178MW de capacidade instalada, AES Brasil conclui expansão do Complexo Solar Ouroeste, no estado de São Paulo. Com investimento de R$ 179,5 milhões, o ativo é capaz de gerar energia suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 800 mil habitantes. O Parque Solar AGV VII foi construído em um território adjacente aos parques Boa Hora e Água Vermelha, que fazem parte do Complexo Solar Ouroeste.

Em operação desde 2019, o Complexo Solar Ouroeste acaba de ganhar mais 33MW de capacidade instalada com a expansão do Parque Solar AGV VII, em Ouroeste, no interior de São Paulo. Com a conclusão, o Complexo passa a contar com capacidade instalada total de 178,3MW, suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 800 mil habitantes

O Parque Solar AGV VII foi construído em um território adjacente aos parques solares Boa Hora e Água Vermelha. As obras de expansão duraram oito meses e geraram mais de 300 vagas de emprego para a região no período, bem como fomentaram o comércio local. A entrega do empreendimento deve incrementar o repasse do ICMS ao município de Ouroeste, bem como o ISSQN dos serviços.

— O parque AGV VII confirma o nosso compromisso de disponibilizar mais megawatts à matriz elétrica brasileira, cuja expansão tem sido liderada pela energia solar, primordial para garantir a eficiência energética em tempos de estiagem— explica Alexandre Bezdiguian, coordenador da Operação de Usinas Solares da AES Brasil. —Apenas em 2023, o Complexo Solar Ouroeste gerou 301.490,71 MWh de energia. Essa produção não apenas gerou energia limpa, mas também evitou a emissão de 11.610,28 toneladas de CO2, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Vamos continuar trabalhando para um legado sustentável em geração renovável —finaliza.

Projetos sociais em Ouroeste — A AES Brasil também desenvolve iniciativas sociais e educacionais nas cidades em que opera ativos hidrelétricos, eólicos e solares. Em junho deste ano, por exemplo, foi inaugurado o Projeto Esporte e Lazer para Todos, em Ouroeste (SP). Com realização da AES Brasil e execução do Rotary Club de Ouroeste, o projeto que tem a previsão de beneficiar mais de 80 crianças e adolescentes, contou com a implementação de um local com playground, mesas de jogos e equipamentos esportivos, em espaço cedido pela prefeitura do município, que contribuirá para as aulas de natação, vôlei, futebol e beach tennis especialmente para o público jovem na comunidade de Arabá. Outra ação social desenvolvida na região foi o Jornada Vivencial, para professores da rede pública de ensino, com formação sobre educação integral e humanizada com práticas e metodologias para que os docentes possam aplicar junto às práticas escolares.

Campanha contra queimadas — A AES Brasil conduz anualmente uma campanha de conscientização sobre queimadas, compartilhando orientações de segurança, essencial para prevenir incêndios em tempos de estiagem, como tem sido observado em diversos estados brasileiros. As ações acontecem nas regiões onde estão localizados os ativos hídricos, eólicos e solares da companhia.

A empresa alerta que atividades como queimar lixo, atear fogo em pastos e deixar brasas de fogueiras ou cigarros sem apagar podem causar incêndios rapidamente, especialmente devido à baixa umidade do ar e aos ventos fortes, típicos desta época do ano.