tereos-koppert

02/10/2024

Tereos e Koppert firmam parceria inédita para desenvolvimento de insumos biológicos

Acordo de longo prazo traz benefícios em aumento de produtividade, redução de custos e promoção de sustentabilidade.

A Tereos, uma das líderes globais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, e a Koppert, líder mundial em controle biológico, assinaram no dia 20 de setembro (sexta-feira) um acordo inédito de longo prazo para pesquisa e desenvolvimento de insumos biológicos. O contrato de três anos também reafirma a manutenção de fornecimento de insumos da Koppert para a Tereos, como já prevê atualmente a parceria entre as duas empresas.

Além disso, pelo acordo, a Tereos terá participação no centro avançado de pesquisa SparcBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control), mantido pela Koppert, Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Universidade de São Paulo, por meio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq/USP, em Piracicaba, garantindo o acesso a novas soluções desenvolvidas no espaço.

A assinatura do acordo vem ao encontro dos investimentos da Tereos em controle biológico e agricultura regenerativa, além de seu objetivo de descarbonização das operações. Hoje a empresa já adota uma série de iniciativas no manejo agrícola e nos tratos culturais visando ao aumento de produtividade combinado a redução de custos e, especialmente, à sustentabilidade.

—Nas últimas safras promovemos uma transformação em nosso manejo agrícola, tendo como objetivo atingir o equilíbrio do solo por meio da agricultura regenerativa combinado a novas tecnologias para adoção de produtos biológicos. A expertise da Koppert nessa frente vem contribuir de forma excepcional com esse propósito, nos ajudando com soluções que trazem resultados em produtividade e em sustentabilidade —comenta Carlos Simões, diretor de Agricultura e Planejamento da Tereos.

—A parceria entre Koppert e Tereos é estratégica e representa um importante avanço para a inovação e para a construção de novas soluções biológicas para a agricultura. Desde o início das nossas operações no Brasil, os investimentos da Koppert em pesquisa e desenvolvimento têm contribuído para o aumento de produtividade e de sustentabilidade em larga escala no campo e, neste cenário, o cultivo da cana-de-açúcar tem um papel singular para ampliarmos essas práticas de produção, que contribuem para a manutenção e o equilíbrio de ecossistemas, além de garantirem sistemas alimentares mais seguros e facilitarem o acesso a novos mercados —afirma Danilo Pedrazzoli, diretor Industrial da Koppert América do Sul.

Para mitigar emissões de gases de efeito estufa em suas práticas agrícola, a Tereos maximizou a aplicação de vinhaça localizada e a aplicação de defensivos biológicos. A empresa também utiliza controle biológico contra pragas e, na safra 23/24, realizou 100% da liberação de cotésia em todas as suas unidades por meio de drone, que é mais preciso, e investiu em dois robôs com uso de IA (inteligência artificial) no combate a daninhas.

—Adotamos a tecnologia em nossas práticas agrícolas e realizamos pesquisas constantes em inovação no campo. Essa parceria é um marco que abre novas fronteiras para uma agricultura sustentável no Brasil —conclui Simões.

Tereos —Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 10.700 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana- de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 15 países, 41 unidades industriais e o compromisso de 15.800 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2023/24, o Grupo obteve um faturamento de €7,1 bilhões.

Tereos no Brasil —A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.

Koppert — A Koppert, líder mundial em controle biológico, trabalha para agricultores em todo o mundo desde 1967, promovendo a sustentabilidade e a rentabilidade de cultivos, preservando a biodiversidade na agricultura, e contribuindo para sistemas alimentares mais seguros. Está presente no Brasil desde 2011 e, atualmente, conta com três modernas unidades de produção: a de microbiológicos, localizada na cidade de Piracicaba, e as de formulações e macrobiológicos na vizinha Charqueada, ambas no estado de São Paulo.