Evento reunirá mais de 42 mil pessoas durante os três dias de ação. A Setur-RJ e a TurisRio contam com um estande próprio —50 metros quadrados — de área instagramável. Em Buenos Aires, tudo pronto para a maior feira do mercado latino: a FIT 2024.
O estado do Rio de Janeiro abriu o ‘catálogo’ da oferta turística de seus destinos na maior feira de agências de viagens de todo o Brasil. A 51ª edição da ABAV Expo começou no dia 26 de setembro (quinta-feira), no CICB, em Brasília, levando os atrativos das 12 regiões turísticas do RJ para agentes de viagens de todo o país. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) participam da ação em um estande próprio —50 metros quadrados — com a reconhecida marca RIO e interações multimídia.
A ABAV é uma das feiras mais aguardadas do ano, já que abre margem para exibir as potencialidades do Estado na prateleira de produtos turísticos de agências de viagens de todo o Brasil. A participação em feiras e eventos tem estimulado, expressivamente, o crescimento do turismo no Rio de Janeiro. Dados recentes do IFec/RJ, mostram que o turismo do estado cresceu duas vezes mais do que no país, em junho, além de recorde na chegada de turistas internacionais no primeiro semestre deste ano —dados do RIOGaleão — comemora o secretário Tutuca.
O evento reúne mais de dois mil marcas durante os três dias e espera receber mais de 42 mil pessoas, consolidando-se como a maior edição da história. Na presença de autoridades, a cerimônia de abertura contou com discursos otimistas sobre o turismo nacional. A abertura teve a presença do subsecretário de Eventos do Rio de Janeiro, Luiz Felipe Pinho, que na ocasião representou o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, além de autoridades e representantes da cadeia produtiva do setor.
Nesta edição, a Setur-RJ apresenta uma área instagramável, na qual os visitantes podem tirar fotos com os diversos destinos do estado. Um totem interativo estimula os participantes a conhecerem as cidades, por meio de um jogo da memória, com imagens de atrativos do interior fluminense. O espaço recebe a participação de municípios do RJ e instituições ligadas ao trade, apresentando o potencial turístico do Estado, fornecedores com novidades do mercado e distribuição de folheteria.
Reunião ordinária do Fornatur — No dia 26 de setembro (quinta-feira), como de tradição, durante o período da ABAV, aconteceu a 3ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Na sala Alvorada, os secretários de turismo de todo o país se reuniram para debater temas relevantes para o segmento com uma extensa programação. Na pauta, assuntos como um Plano de Marketing Internacional e Ações de Planejamento foram apresentados.
Mercado latino-americano — Em Buenos Aires (Argentina), a Setur-RJ e a Turisrio se preparam para a abertura da Feira Internacional de Turismo (FIT 2024), que começa neste sábado (28) e vai até a próxima terça-feira (1 de outubro). Na ocasião, o Rio de Janeiro contará com estande próprio (68 metros quadrado) e a participação de destinos de sol e praia, principal vertente de atração do mercado latino. Haverá atividades interativas e apresentação de atrativos das 12 regiões turísticas que compõem o Rio de Janeiro.