Sobre Fatores Humanos, no Congresso da ROG.e. Empresa também promoveu, em seu estande na feira, palestra sobre os desafios da atração de talentos.
No dia 26 de setembro (quinta-feira), no último dia de Congresso da ROG.e 2024, Julio Pereira, vice-presidente de Operações da MODEC, participou de uma sessão especial do Congresso da ROG.e sobre os desafios da implementação de uma gestão focada em fatores humanos. A gestão adequada dos fatores que influenciam o comportamento humano pode evitar acidentes, melhorar a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores.
Durante o encontro, Julio apresentou como a Modec tem abordado a questão e os elementos que influenciam o desempenho e o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.
—A abordagem em fatores humanos é fundamental não só para a estratégia de segurança da Modec, mas também para a sua estratégia de negócio. Desde o ano passado, já sensibilizamos mais de 800 profissionais para que sejam capazes em identificar e atuar em fatores com potencial de influenciar o comportamento humano. Dessa forma, visamos promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Temos incentivado a colaboração entre nossos times para que estejam mais abertos à comunicação, também temos disseminado uma ideia mais clara sobre a complexidade do negócio e de suas implicações para as operações, visando provocar reflexões sobre os contextos organizacionais como principal ferramenta de análise e resposta. Além disso, estamos empreendendo esforços, por meio de iniciativas e campanhas colaborativas, para realocar o trabalhador no centro do processo decisório de seu trabalho, valorizando sua competência e experiência. Essa abordagem nos permite entender melhor o contexto em que nossos trabalhadores e processos estão inseridos, resultando em maior bem-estar e eficiência operacional —pontuou.
A mesa redonda ainda contou com José Carlos Bruno, consultor da Human Energy, Flaubert Machado, head de HSE da Petrobras, Rodrigo Ribeiro, CEO da Constellation e Henrique Neves, diretor-geral da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
Modec apresenta programas de contratação —No último dia da ROG.e 2024, a Modec também trouxe para o seu estande uma conversa sobre as oportunidades para profissionais da indústria de óleo e gás. A palestra, que foi apresentada por Mariana Dias, coordenadora de Aquisição de Talentos da Modec, mostrou que o setor está aquecido: até 2028, 14 novas plataformas entrarão em operação no offshore brasileiro, delineando um futuro de muitas possibilidades de crescimento para profissionais da indústria.
—Nos próximos quatro anos espera-se uma demanda por mais de dois mil profissionais para os mercados de FPSOs. São cerca de 150 profissionais a bordo de cada unidade. Há demanda para todos os perfis, tanto para as áreas técnicas como corporativas, para aqueles que buscam as primeiras oportunidades e para aqueles com mais experiência— pontuou.
Mariana destacou, ainda, as habilidades que a Modec busca na hora de recrutar profissionais e citou os programas para ingresso na companhia, como o Jovem Aprendiz, o Programa de Estágio, o Programa Operador de Produção Trainee Offshore, o Toward Excellence e o recém-lançado Banco de Talentos para pessoas com deficiência.
Ela mencionou também que a Modec oferece um ambiente profissional de muitas possibilidades. —Investimos no desenvolvimento contínuo de nossos profissionais, inclusive com oportunidades de carreira internacional em diversas áreas, tanto operacionais quanto corporativas. Nos últimos anos, a empresa, que tem uma forte atuação no Brasil, começou a atuar no México, no Senegal, na Guiana e em Portugal. São mais de 120 profissionais brasileiros dedicados a projetos, operações e entidades da empresa em outros países —destacou Mariana.
Os programas de contratação da companhia: Banco de Talentos PcD: voltada para captação de profissionais com deficiência: www.modec.com/talentos_pcd; Programa de Estágio: previsão de abertura de inscrições em outubro; Programa Operador de Produção Trainee: previsão de inscrições em outubro.
Além disso, a empresa tem mais de 130 vagas efetivas abertas neste momento, com destaque para Engenheiro de Confiabilidade Elétrica, Engenheiro de Turnaround, Engenheiro de Integridade de Equipamentos Estáticos, Radio Operador, Técnico de Carga e Supervisor de Carga. A lista completa na página de carreiras da Modec: www.modec.com/vagasbrasil
Modec — A Modec é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 50 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a Modec opera 13 plataformas de Petróleo e Gás. São mais de 3,2 mil empregados atuando no Brasil.