marina-da-gloria

27/09/2024

A Glória foi escolhida como um dos bairros mais cool do mundo pela Time Out

A revista Time Out acaba de divulgar o ranking de bairros do momento e a região carioca que vem sendo revitalizada ficou entre os 10 primeiros lugares, com destaque para a Feira da Glória e a Praia do Flamengo.

O que faz um lugar ser cool? Segundo os jornalistas e especialistas locais da Time Out, é a cultura, o espírito de comunidade, a vida noturna e a gastronomia — tudo junto e misturado em um só lugar, que pode ser desbravado com uma voltinha a pé. São espaços que refletem o melhor da cidade agora.

Time Out é uma publicação em formato de revista criado pela Time Out, empresa com sede em Londres e em Nova Iorque. A Time Out é uma revista cosmopolita que está presente nas principais metrópoles mundiais, tendo uma edição dedicada a cada uma das metrópoles em que está presente.

A revista em parceria com milhares de leitores e residentes, acaba de ser lançado o ranking com os 38 bairros mais legais do mundo: enquanto Notre-Dame-du-Mont, em Marselha, ostenta a medalha de ouro, o Rio de Janeiro volta a figurar na famosa lista, desta vez em nono lugar, com o bairro da Glória.

O profundo processo de revitalização da vizinhança próxima ao Centro da cidade não passou despercebido por cariocas e turistas. Eventos locais foram alçados a destino turístico, empreendimentos imobiliários pipocam em várias ruas e a oferta de novos estabelecimentos vem aumentando cada vez mais.

Há vida na Glória, da manhã até à noite. Entre visitantes e residentes recentes, uma nova turma vem mudando a cara do bairro, que agora conta com a Praia do Flamengo própria para banho e até um speakeasy para chamar de seu. É bem verdade que esta movimentação faz com que a Feira da Glória fique mais cheia a cada domingo que passa, mas também trouxe mais segurança e diversão para as redondezas.

Um giro pelo bairro — Para a lista de 2024, foi pedido um resgate da história da Glória, que ficou conhecida por muitos anos pelos seus monumentos. Uma curiosidade: este é um dos bairros cariocas com maior densidade de bens tombados e preservados por metragem quadrada. Isso inclui o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro,  ou Imperial Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, mais conhecida simplesmente como Igreja da Glória, . —Mas é agora, em meio a essa repaginada, há muitos motivos para visitar essa área, que ficou esquecida durante um tempo— diz a matéria, citando até mesmo a retomada das obras do icônico Hotel Glória, que será um residencial de luxo.

A Praia do Flamengo, agora própria para banho, a chegada de novos botecos e restaurantes e a consolidação de comércios mais antigos também foram citados — o que inclui os bares da Rua Santo Amaro, para uma cerveja mais barata, e o emblemático Bar do Zé, na Rua Barão de Guaratiba. “Você não pode dizer que conhece a Glória se não tomou uma bronca do dono” (Perdão, Seu Zé, mas não dava para deixar essa passar).

Um dia perfeito — A programação inesquecível na Glória começa com uma caminhada ou pedalada no Aterro do Flamengo, refrescada com uma água de coco e um banho de mar na Praia do Flamengo — que tem uma das melhores vistas da cidade, logo embaixo do Pão de Açúcar —pode me chamar de bairrista—. Para almoçar, o Braseirinho da Glória e o Labuta Mar são boas opções. De tarde, dá para pegar uma exposição no Museu de Arte Moderna e emendar em um drinque no Birosca, um barzinho dentro de um centro cultural que conta com terraço delicioso. Para encerrar, vá para o Fatchia, uma mistura de pizzaria com listening bar e vibes de speakeasy, comandada pelo DJ Facchinetti. Acabou de abrir e é o fervo mais recente.

A feira, sempre ela — Impossível falar da vizinhança sem citar a Feira da Glória, já listada aqui como uma das coisas incríveis para fazer no Rio de Janeiro. Todo domingo, a maior feira livre da cidade recebe mais de 150 expositores e apresenta mercadorias diversas que só podem ser encontradas por lá.

O evento deixou de ser restrito ao bairro e entrou para o circuito da cidade com opções a serem aproveitadas de manhã até a noite. Sim, anda bastante lotado, por isso a dica é chegar cedo para conseguir aproveitar bem. Mas não deixe de ficar até o fim da tarde para curtir uma roda de samba animada e fechar o fim de semana da melhor forma.

Volta ao mundo em 38 bairros — Pelo sétimo ano consecutivo, a Time Out elegeu os melhores bairros por onde andar. A última vez em que o Rio fez parte da lista foi em 2021, que destacou o bairro da Saúde, na Zona Portuária.

Em 2024, quem faz companhia no pódio para Notre-Dame-du-Mont – outrora conhecido como o “bairro dos artistas” de Marselha, com um “espírito rebelde”, “becos coloridos, ruas cobertas de grafitis” e “avenidas ladeadas por plátanos” – é Mers Sultan, em Casablanca (Marrocos), e Pererenan, em Bali (Indonésia).

No Top 10 constam ainda bairros em Seul (Coreia do Sul), Portland (EUA), Bristol (Reino Unido) e Sydney (Austrália). A lista completa, bem como um roteiro para dias perfeitos em cada bairro, está no endereço: https://shre.ink/gFgR |. Renata Magalhões/Time Out Rio de Janeiro.