A Metalock Brasil, reconhecida por sua expertise em reparos navais, foi recentemente acionada por um dos maiores armadores gregos para solucionar um problema crítico em um navio conteneiro com mais de 9.000 TEUs. Durante uma viagem da América Central à Ásia, a embarcação sofreu uma avaria em um de seus cilindros, resultando na necessidade de ser rebocada em alto-mar.
Após várias reuniões na sede do armador, em Piraeus, Grécia, foi definido um plano de reparo, conduzindo o navio por mais de mil milhas náuticas até a Baía de Todos os Santos, em Salvador (Bahia, Brasil). A Metalock Brasil mobilizou imediatamente seus técnicos e equipamentos especializados para o local.
O ponto central do trabalho foi a usinagem do pino de biela, com diâmetro original de 1062 mm — um componente fundamental no motor, e que exigiu uma precisão absoluta. A Metalock Brasil prontamente disponibilizou sua máquina de usinagem, que estava pronta para operação imediata. Esse fator foi decisivo para a agilidade do serviço, que também contou com uma equipe dedicada de quatro técnicos trabalhando em dois turnos para garantir a eficiência do processo.
Além da usinagem do pino de biela, o escopo do reparo incluiu o flushing completo do sistema de lubrificação do motor principal, a inspeção e limpeza do resfriador de óleo lubrificante, e o envio de mecânicos para a abertura e verificação de múltiplos cilindros. A criticidade da situação mobilizou engenheiros e superintendentes da Grécia, Coreia, além de vistoriadores da Sociedade Classificadora e do Seguro.
— No total, dez técnicos da Metalock Brasil participaram do projeto, atuando em regime de turnos 24 horas por 20 dias, garantindo que os reparos fossem concluídos no menor tempo possível— informa a Metalock.
— A conclusão bem-sucedida da usinagem, aliada às inspeções e à limpeza do sistema de lubrificação, resultou na aprovação das provas de mar. O navio foi então liberado para continuar sua viagem para a Ásia, confirmando a qualidade e eficiência dos serviços prestados pela Metalock Brasil— conclui.