Roberto Monteiro participou do painel Strategic Talks.
Roberto Monteiro, CEO da PRIO, participou no dia 25 de setembro (quarta-feira), do painel Strategic Talks na ROG.e 2024 e falou sobre a evolução e os próximos passos da maior empresa independente de óleo e gás do país, incluindo a confirmação de uma negociação em andamento para aquisição parcial do campo de Peregrino. Mediada por Gabriel Barra, diretor do Citi, a conversa refletiu sobre o potencial de crescimento da produção de petróleo no Brasil, incluindo novas oportunidades no pré-sal e na Margem Equatorial — e o papel das independentes neste cenário. Eles discutiram ainda as novidades e expectativas da empresa para o setor em um futuro próximo, bem como os desafios que existem neste caminho. Confira abaixo os principais assuntos abordados: Crescimento da Prio.
Monteiro citou a evolução da Prio até alcançar uma produção de 100 kbpd, e como estão as expectativas de ultrapassar esse valor. Ele abordou os desafios e os próximos passos na trajetória de crescimento da empresa, destacando o compromisso contínuo com segurança e retorno para os acionistas.
O destaque foi a possibilidade de entrada da Prio no mercado americano, especificamente no Golfo do México, que se ocorrer será um marco para a empresa em relação ao início de aportes no mercado internacional. O executivo revelou as estratégias para replicar o sucesso obtido no Brasil e aumentar a eficiência operacional.
—O nosso foco é no Brasil, mas começamos a olhar oportunidades de longo prazo no Golfo do México. Existe uma nova fronteira, na parte americana, que pode gerar um fluxo de capital e oportunidades de investimento—.
Campo de Peregrino — O executivo confirmou que a Prio está em negociação com a Sinochem para a potencial aquisição de participação no Campo de Peregrino. —É um campo próximo à nossa operação, acreditamos em uma sinergia, do ponto de vista de comercialização. Peregrino é um ativo que está dentro dos níveis de retorno que buscamos—.
Oportunidades no Mercado Brasileiro e Desafios Regulatórios — O potencial de crescimento da produção de petróleo no Brasil, com as oportunidades abertas no pré-sal e na Margem Equatorial, também foi debatido no painel. O CEO da Prio destacou que o foco da empresa continuará sendo o redesenvolvimento de campos maduros e reforçou que o mercado está em pleno desenvolvimento e terá espaço para todos os players.
—Deixamos as novas fronteiras para as majors, pois acreditamos muito em segmentação. Somos ‘puro sangue’, do ponto de vista de petróleo. Enquanto ele for relevante, precisamos produzir o máximo possível, com máxima eficiência e menor pegada de carbono nos campos em operação—.
Em resposta a questões sobre desafios e oportunidades relacionados à regulação e ao licenciamento ambiental, Monteiro comentou que com o avanço do mercado, alguns processos podem precisar se atualizar ou aprimorar para incentivar novos investimentos.
ESG — Monteiro também salientou que o modelo de negócios da Prio já nasceu sustentável, a partir da atuação em campos maduros e em estágio avançado de desenvolvimento, contribuindo para a segurança energética, minimizando a exploração de novas áreas e reduzindo o impacto ambiental.
A presença da Prio no terceiro dia da ROGe 2024 não se resumiu ao painel do Roberto Monteiro. Com um mega estande localizado no segundo andar do Pavilhão Principal, a companhia promoveu uma série de atividades, incluindo uma arena com diversas palestras ao longo do dia. O destaque desta quarta-feira foi a discussão sobre as futuras demandas de talentos para a empresa, estratégia de pesquisa e desenvolvimento, além da participação especial de Victor Ladeira do Instituto Vini Jr, uma das iniciativas patrocinadas pela plataforma I🖤Prio.| https://roge.energy
. Para acompanhar em detalhes o evento pelo Portal e TV Fator Brasil, clique no banner ao lado neste Canal Petróleo, as redes sociais e, YouTube.