ernesto-pousada-rog

26/09/2024

CEO da Vibra fala de compromisso em deixar um legado para o setor e para a sociedade na ROG.e

Ernesto Pousada detalhou as avenidas de crescimento da companhia, destacando as soluções oferecidas pela plataforma multienergia em painel , do Strategic Talks.

O CEO da Vibra, Ernesto Pousada, participou, no dia 25 de setembro (quarta-feira), do Strategic Talks, painel da ROGe., importante evento do mercado de energia, que acontece no Rio de Janeiro. O presidente da companhia destacou a importância de as empresas atuarem para deixar legados para a sociedade, citando a transição energética como um dos principais objetivos de todo o setor.

Durante o painel, Ernesto disse acreditar que empresas como a Vibra devem atuar com responsabilidade social. —A Vibra, como a maior distribuidora do setor e a única presente em todo o território nacional, é uma fomentadora da economia e de transformações sociais. Geramos mais de 150 mil empregos diretos e indiretos com nossas operações. Quando falamos em tributos, são mais de R$ 8 bilhões gerados para o país. Então, um dos desafios da nossa administração é saber como transformar o Brasil socialmente, com estratégia de negócio —explicou Pousada.

Além disso, Ernesto também ressaltou a contribuição da Vibra em gerar uma transformação na sociedade por meio do comprometimento com a causa social de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. —Temos a causa social inserida na estratégia da empresa. Mobilizamos todo nosso ecossistema para fortalecer o enfrentamento a esse crime —disse o presidente da Vibra.

A transição energética também foi tema da conversa entre Ernesto Pousada e Felipe Perez, diretor de mercados de petróleo, midstream e downstream para as Américas da S&P Global. O CEO da Vibra falou sobre o portfólio de energias oferecido pela companhia. —A Vibra está próximo do cliente em todos os lugares do Brasil. Nosso objetivo é atuar de forma a conseguir entregar a energia que o nosso cliente precisa nesse processo de descarbonização. Trabalhamos para ter intimidade com o consumidor para entender qual é a demanda dele e entregar a energia certa, a energia que ele precisa para fazer a sua transição energética —afirmou Pousada.

Em outro painel do evento, Izabelle Anolin, coordenadora de Atendimento Operacional Sul da gerência Eficiência e Suporte Operacional da Vibra, apresentou trabalho técnico mostrando os desafios enfrentados por mulheres nesse setor, evidenciando a necessidade de aumentar sua presença em cargos de liderança. Segundo ela, aumentar a representatividade feminina no mercado de óleo e gás é fundamental não apenas para promover a igualdade de gênero, mas também para enriquecer a diversidade de ideias e soluções dentro da indústria.

Atualmente, apenas 1% dos cargos C-level do mercado de Óleo e Gás são ocupados por mulheres, segundo pesquisa da IOGP (2023). Izabelle conta que essa estatística revela a importância de ações direcionadas que visem fomentar a inclusão e a valorização do talento feminino.

A Vibra realizou, em 2023, uma chamada aberta para startups fundadas por mulheres, com o objetivo de impulsionar lideranças femininas, conectando-as com oportunidades no ecossistema e com a Vibra. A primeira fase recebeu 366 inscrições e, destas, 216 passaram para a etapa seguinte, denominada Empoderamento, por atenderem critérios como ter mulheres no time fundador e sinergia com pelo menos uma área de negócio. Pela primeira vez, a companhia abriu processos seletivos com vagas afirmativas para mulheres e pessoas negras, além de vaga de estágio para pessoas trans. Um ponto importante foi trabalhar junto às lideranças de forma que a definição de critérios para cada vaga visasse as habilidades efetivamente necessárias, sem eventuais exigências que possam gerar exclusões de determinados grupos minorizados. Com esse trabalho, superamos a meta de 23% para 28,6% de mulheres na alta liderança.

Na Arena de Lubrificantes, Thiago Veiga, gerente de desenvolvimento de produtos combustíveis e lubrificantes, participou da palestra “O futuro da indústria de lubrificantes: a transição energética e a sustentabilidade no setor”. Ele destacou as soluções da plataforma multienergia da Vibra, que consegue apoiar os clientes nessa jornada rumo a um futuro mais sustentável de ponta a ponta.

Vibra — Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a companhia detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com oito mil postos de combustíveis em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo em todo o Brasil, contemplando segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.

Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada dez aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. A Vibra possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina e atende o mercado por meio da marca Lubrax, reconhecida por ser a mais lembrada pelos consumidores em diversas premiações. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em projetos que visam a transição energética, por meio de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, caminha para se tornar uma das principais companhias de energia do país, oferecendo um portfólio completo de produtos para seus clientes visando diferentes demandas. | https://roge.energy

. Para acompanhar em detalhes o evento pelo Portal e TV Fator Brasil, clique no banner ao lado neste Canal Petróleo, as redes sociais e, YouTube.