E abastecimento de cinco fábricas no país. Empresas assinaram contratos para formação de três consórcios de autoprodução eólica no complexo Cumaru, da Enel Green Power, no Rio Grande do Norte.
As empresas Nestlé Brasil e Enel Brasil firmaram acordo para criar três consórcios de autoprodução de energia eólica que irão abastecer cinco unidades fabris da Nestlé Brasil. As usinas eólicas, localizadas no complexo Cumaru, no Rio Grande do Norte, foram construídas e são operadas pela Enel Green Power, divisão de geração renovável do Grupo Enel. A Nestlé deterá participação de 40% a 47% nas três usinas.
—Nós trabalhamos permanentemente para aprimorar nossas operações, com o objetivo de evitar desperdícios e economizar recursos. Desde a década de 80 a Nestlé utiliza energia renovável em suas fábricas, sendo pioneira no uso de biomassa – como a borra de café para gerar vapor— e, desde 2017, todas as fábricas são abastecidas por energia elétrica renovável. Agora, queremos diversificar as fontes de energia verde para avançar na transição energética, em linha com a meta de ser uma empresa NetZero até 2050. A autoprodução também vai proporcionar maior estabilidade nos custos, uma vez que as tarifas tendem a ser mais previsíveis. Nosso compromisso com a sustentabilidade não termina aqui, vamos continuar inovando nessa área.— explica Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
A energia limpa gerada pelas usinas será responsável por abastecer as fábricas da Nestlé localizadas nos estados de São Paulo (nas cidades de São José do Rio Pardo e Ribeirão Preto), Espírito Santo (em Vila Velha) e Minas Gerais (nos municípios de Ibiá e Ituiutaba), responsáveis pela fabricação de itens como leite NINHO®, chocolates Garoto e produtos de nutrição animal da Purina. Pelo acordo, a Enel Green Power será líder dos consórcios e ficará responsável pela operação dos parques. A operação foi aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e segue para aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
—A união com a Nestlé é uma demonstração da nossa capacidade de ampliar o uso da energia limpa quando unimos esforços em prol de um objetivo sustentável. Compartilhamos o mesmo compromisso de construir um futuro melhor para toda a sociedade. Queremos seguir atuando como um impulsionador da transição energética e da diversificação do uso de fontes renováveis no Brasil, auxiliando nossos clientes nesta jornada de redução de emissões de carbono —ressalta Antonio Scala, CEO da Enel Brasil.
Nestlé Brasil — A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.
Enel Brasil— A Enel Brasil está presente em toda a cadeia energética, com atividades em distribuição, geração, comercialização e soluções sob medida para consumidores residenciais, públicos, comerciais e industriais. É um dos maiores players privados do setor elétrico brasileiro e leva energia a mais de 15 milhões de clientes por meio de suas distribuidoras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Por meio da Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel, a companhia é um dos maiores operadores de fonte solar e eólica em termos de capacidade instalada no país, com cerca de 6,5 GW em operação, dos quais mais de 3,5 GW são de fonte eólica, mais de 1,7 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidro. A empresa construiu e opera no Brasil o maior parque eólico da América do Sul, o complexo Lagoa dos Ventos, localizado no Estado do Piauí. No segmento de comercialização, a Enel Trading Brasil S/A compra e vende energia convencional e incentivada no mercado livre em diversos estados e está atualmente entre as maiores comercializadoras do Brasil. Além disso, viabiliza a comercialização de IRECs e créditos de carbono das usinas da Enel Green Power. A Enel também atua no país por meio da Enel X, linha de negócios que oferece serviços para acelerar a inovação e impulsionar a transição energética, incluindo gestão de energia, projetos de iluminação pública eficiente e infraestrutura para mobilidade elétrica.