corredor-rog-24

25/09/2024

Equinor, IBP e SBM lançam programa para capacitar mão de obra offshore no Brasil

Programa Offshore do Futuro irá preparar 16 profissionais para o mercado e contará com bolsas para dedicação exclusiva dos alunos,

Uma parceria entre a Equinor, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a SBM Offshore, lançada no dia 23 de setembro (segunda-feira) durante a ROG.e, vai capacitar 16 profissionais por ano para atuarem no mercado offshore brasileiro. O Programa Offshore do Futuro pretende atender a necessidade da demanda crescente por trabalhadores offshore qualificados, promovendo a capacitação, por quatro meses, em aspectos teóricos e práticos. Há a possibilidade de contratação após a conclusão do curso.

—Nós acreditamos que o valor local acontece na medida que contribuímos por meio dos negócios e iniciativas da companhia para o desenvolvimento de nossa sociedade. Desta forma, enxergamos a oportunidade, por meio dessa parceria com o IBP e a SBM Offshore, de termos um impacto positivo no nosso setor no Brasil. Acompanhamos a necessidade que nossa indústria tem de mão de obra qualificada e esta é uma forma de atendermos à questão, beneficiando nossa empresa e também nossos pares— afirma Victor Alves, Especialista em Treinamento e Desenvolvimento e Líder da Equinor University no Brasil.

—É com grande orgulho que estabelecemos essa parceria com a Equinor e a SBM, reforçando o compromisso do IBP em promover o progresso do setor de energia, com foco no desenvolvimento de uma indústria competitiva e sustentável. Através do Programa Offshore do Futuro, vamos conseguir atender uma demanda urgente do setor, capacitando jovens profissionais que serão essenciais para sustentar a evolução e a inovação no offshore. Contribuir para a formação dessa nova geração é uma ação fundamental para tornar a indústria de petróleo e gás do Brasil referência global em competitividade e sustentabilidade. —afirma Claudia Rabello, diretora executiva Corporativa do IBP.

Jonas Lobo, Gerente Geral da SBM Offshore Brasil, declarou: “Estamos entusiasmados em fazer parte desta parceria, pois a SBM Offshore está comprometida em continuar investindo no mercado brasileiro. O país desempenha um papel crucial na formação do futuro da indústria de Petróleo e Gás, dada a abundância de seus recursos naturais. A SBM é um jogador-chave, capaz de fornecer aos clientes as melhores soluções tecnológicas personalizadas e os melhores talentos”.

Julien Dainotto, Gerente de RH da SBM Offshore, acrescentou: — O país possui um enorme pool de talentos trabalhando na indústria de Petróleo e Gás. Hoje contamos com colaboradores brasileiros da SBM que adquiriram conhecimento e experiência em projetos e operações no Brasil e queremos manter essa tendência. Acreditamos que isso representa uma excelente oportunidade para a próxima geração.

Ao todo, 353 horas de capacitação serão oferecidas em quatro núcleos, em disciplinas teóricas que contemplam, por exemplo, aspectos de segurança e meio ambiente, sistemas submarinos, tubulações, e práticas, quando os alunos poderão se aperfeiçoar em alinhamento e operação de equipamentos, habilidades básicas de manutenção e inspeção, entre outros. As aulas teóricas serão nas instalações do IBP, no Centro do Rio, e as práticas serão realizados no Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT), que conta, em sua infraestrutura, com cinco laboratórios disponíveis.

A iniciativa exige dedicação exclusiva de seus participantes e, por isso, prevê bolsa-auxílio durante sua extensão. O edital para as inscrições será lançado até o final de outubro e mais informações poderão ser obtidas no site do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás [https://www.ibp.org.br]. Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter concluído o ensino técnico nas áreas de mecânica, elétrica, eletrônica, química, O&G ou automação; ter CFT válida (comprovando protocolo em instituição reconhecida e credenciada ao MEC); inglês intermediário; e ter, no mínimo, 18 anos.

Equinor — A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. Com portfólio que abrange petróleo, gás, energias renováveis e soluções de baixo carbono, a Equinor é a principal operadora na plataforma continental norueguesa.

No Brasil, área estratégica internacionalmente para a companhia, o portfólio crescente conta com ativos em óleo e gás (O&G) e energias renováveis. Em O&G, a companhia tem projetos em desenvolvimento, incluindo Raia e Bacalhau, e ativos em produção, como Peregrino e Roncador. Em renováveis, a empresa conta com ativos em energia solar em operação — as plantas solares Apodi e Mendubim, além de ter adquirido em 2023 a Rio Energy, empresa líder em energia renovável onshore no país.

Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) — Fundado em 1957, o IBP é uma organização privada, sem fins lucrativos, focada em promover o desenvolvimento da indústria brasileira de petróleo, gás e energia em um ambiente competitivo, sustentável, ético e socialmente responsável. Hoje, reúne mais de 200 empresas associadas e é reconhecido como um importante representante do setor por meio da difusão do conhecimento técnico, de seus produtos e serviços e por fomentar debates relacionados aos principais assuntos do setor. Organizador de eventos de energia no Brasil, como ROG.e (antiga Rio Oil & Gas) e OTC Brasil, o Instituto também desenvolve soluções educacionais por meio de sua universidade setorial, a UnIBP. Além disso, o IBP possui um hub de inovação, o iUP, e também é Organismo Certificador de Produto para os Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE), contribuindo para o aumento da confiabilidade, segurança e eficiência operacional das instalações industriais do país.

SBM Offhore — A SBM Offshore projeta, constrói, instala e opera unidades flutuantes offshore para a indústria energética offshore. Como um fornecedor líder de tecnologia, colocamos nossa expertise marítima a serviço de uma transição energética responsável, reduzindo as emissões da produção de combustíveis fósseis, enquanto desenvolvemos soluções mais limpas para fontes de energia alternativas. Mais de 7.400 colaboradores da SBM em todo o mundo estão comprometidos em compartilhar sua experiência para fornecer energia segura, sustentável e acessível dos oceanos para as gerações futuras.