estande-repsol-rog24

24/09/2024

Repsol Sinopec Brasil marca presença na ROG.e 2024

Em estande interativo e participação em painéis temáticos. A Repsol Sinopec destaca sua atuação em ativos de classe mundial e seus avanços em Pesquisa e Desenvolvimento em compromisso com a descarbonização da indústria.

A Repsol Sinopec Brasil está presente na ROG.e 2024, principal evento do setor, em um estande de 116m² que promete oferecer uma experiência imersiva e inovadora para os visitantes. A presença de uma das maiores empresas do setor no país e uma das maiores da América Latina na ROG.e, reforça seu compromisso com a inovação, a descarbonização e o pioneirismo no mercado de O&G.

Participam da programação o CEO da Repsol Sinopec, Alejandro Ponce, a Deputy CFO, Gilberta Lucchesi, e o gerente de Comercialização de Gás Natural, Andrés Sannazzaro. Além disto, a empresa conta com uma programação própria de palestras em seu estande, reunindo diversos de representantes e colaboradores.

Compromisso com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) —Um dos pilares fundamentais da atuação da Repsol Sinopec Brasil é o seu compromisso com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). De 2019 a 2023, a companhia investiu R$ 550 milhões em P&D, que se somam a outros R$ 80 milhões em 2024. A empresa investe continuamente em tecnologias inovadoras que visam não apenas otimizar as operações de exploração e produção, mas também contribuir para a sustentabilidade e a transição para uma economia de baixo carbono.

Dentre eles, o Programa DAC e o projeto CO2CHEM merecem destaque. O primeiro, voltado para desenvolvimento de soluções avançadas para a captura e armazenamento de dióxido de carbono e o segundo, que visa ao desenvolvimento de alternativas para produção de hidrocarbonetos sintéticos renováveis, a partir de CO2. Ambos são considerados referências como iniciativas para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa e importantes aliados para o alcance das metas globais de descarbonização.

Além disso, o Projeto Raia exemplifica o compromisso da empresa com a expansão do potencial do pré-sal brasileiro para o uso do gás natural, uma fonte de energia menos intensiva em carbono, acessível e segura para a sociedade.

Destaques do estande —No estande, os visitantes terão a oportunidade de interagir com conteúdos sobre os ativos da Repsol Sinopec Brasil, o Projeto Raia, atividades de Ship-to-ship para comercialização de óleo e as iniciativas de pesquisa e desenvolvimento para descarbonização. Esses últimos são o Programa DAC, que utiliza tecnologia inovadora na América Latina para captura direta de CO2 do ar, associada ao processo de armazenamento e mineralização do gás em rochas basálticas em superfície e o Projeto CO2CHEM, que visa ao desenvolvimento de alternativas tecnológicas para produção de hidrocarbonetos verdes, a partir de dióxido de carbono.

Em outra interativa, os visitantes conheceram as iniciativas da RSB que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Arena de palestras e rodas de conversa —O estande da Repsol Sinopec Brasil contará ainda com uma arena para palestras e rodas de conversa informais, onde especialistas e executivos da companhia se reunirão para debater temas relevantes para o setor energético e compartilhar experiências e conhecimento com o público. A programação da arena trará uma série de discussões que abordarão desde os avanços tecnológicos até carreiras e inovação no setor de energia.

Participação no Congresso ROG.e 2024 —Além das atividades no estande, a RSB terá uma participação de destaque no congresso oficial da ROG.e 2024, que acontece em paralelo à feira. No dia 26 de setembro (quinta-feira), às 15h10, o CEO Alejandro Ponce, media o painel “Novas perspectivas para o futuro do pré-sal”. Nesse debate, serão discutidas as inovações e oportunidades do pré-sal, uma das áreas mais promissoras da indústria de óleo e gás brasileira, e como ele pode se alinhar à agenda de transição energética global.

No primeiro dia do evento, 23 de setembro (segunda-feira), o gerente de Comercialização de Gás Natural, Andrés Sannazarro, participou do painel sobre o papel do gás natural na transição energética. Sannazarro debateu como o gás pode servir como uma ponte para uma transição energética justa, ao proporcionar uma fonte de energia mais limpa enquanto o setor avança em direção a uma maior utilização de renováveis.

No dia 24 de setembro (terça-feira), às 11h20, o pesquisador Rafael Valladares participará de uma sessão especial sobre a aplicação da inteligência artificial (IA) na indústria de energia. Valladares compartilhará as mais recentes inovações da Repsol Sinopec na área de Inteligência Artificial destacando como essa tecnologia tem sido aplicada para otimizar processos e aumentar a eficiência e a segurança na exploração e produção de petróleo e gás.

Já no dia 25 de setembro (quarta-feira_, às 14 horas, a Deputy CFO, Gilberta Lucchesi, estará à frente do painel “Financiabilidade para a Transição Energética”. O painel abordará os desafios de financiamento para projetos voltados à transição energética, com foco nas oportunidades que surgem com a crescente demanda por fontes de energia mais limpas e sustentáveis. Gilberta trará insights sobre como o setor financeiro pode contribuir para viabilizar essa transição, garantindo o desenvolvimento de novas tecnologias e o cumprimento das metas de descarbonização. | https://roge.energy

. Para acompanhar em detalhes o evento pelo Portal e TV Fator Brasil, clique no banner ao lado neste Canal Petróleo, acompanhe as redes sociais e, YouTube.