EDP realiza mutirão durante a última etapa do Hang Loose Surf Attack 2024.Coleta de microlixo será realizada na faixa de areia da praia de Camburi, em São Sebastião.
Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que neste ano acontece em 21 de setembro (sábado), a EDP realiza nesta semana uma ação de coleta de resíduos na praia de Camburi, em São Sebastião (SP). A atividade acontece no dia 20 de setembro (sexta-feira), durante a etapa final do Hang Loose Surf Attack 2024, maior competição de base do surfe nacional, que conta com o patrocínio da EDP.
Será realizada a limpeza da faixa de areia e de uma área de mangue. Todo o material coletado será separado e enviado para destinação correta. O mutirão contará com a participação de colaboradores da empresa, que fazem parte do programa de voluntariado da companhia, e da Associação de Surf de Camburi.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado anualmente sempre no terceiro sábado de setembro, foi criado em 2018 como forma de ampliar a reflexão sobre o tema e reforça uma questão importante: estudos atuais mostram que, aproximadamente, 13 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos anualmente. Muitas vezes, esse plástico é ingerido pela fauna marinha, como peixes e tartarugas, e outros animais como as aves que se alimentam dos peixes, provocando a morte de 100 mil animais marinhos por ano, além de outros danos. Segundo dados divulgados pela ONU, a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes.
—Além de fomentar o esporte de base e contribuir para o desenvolvimento e revelação de novos talentos, queremos promover também ações de impacto ambiental, ressaltando a conexão do surfe com a energia da natureza e a importância da sua preservação—destaca Dominic Schmal, diretor ESG da EDP na América do Sul. Ao longo da competição, de 19 a 22 de setembro(quinta a domingo), serão realizadas outras atividades para ampliar a informação e conscientização ambiental, como a vivência em pranchas feitas com materiais recicláveis, conhecidas como Trashboards.
A etapa final do Hang Loose Surf Attack 2024 traz os melhores surfistas de até 16 anos para a definição dos campeões paulistas em seis categorias: Sub 12, Sub 14 e Sub 16, no Masculino e Feminino.