siatt-mansup

19/09/2024

SIATT participa do 7º lançamento do Mansup realizado pela Marinha do Brasil

Sistema de Armas Mansup possui tecnologia 100% brasileira e comprova a capacidade da indústria nacional para desenvolver equipamentos complexos e sofisticados para as Forças Armadas.

A Marinha do Brasil realizou, no dia 13 de setembro (sexta-feira), o sétimo lançamento do Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP), desenvolvido em parceria com a SIATT, com tecnologia 100% brasileira. As atividades aconteceram na Fragata Rademaker.

O Mansup possui alcance de 70 km, com velocidade 0,8 Mach (cerca de 980 km/h), ao nível do mar. Neste lançamento a Cabeça de Combate (com carga explosiva) foi substituída por uma Cabeça Telemétrica responsável por transmitir para as estações de recepção de telemetria as informações adquiridas durante o voo para posterior análise pelos engenheiros da SIATT.

A SIATT é a única empresa no Brasil com capacitação técnica para responder pelo projeto de lançamento de mísseis adotado pela Marinha do Brasil. A tecnologia pode ser utilizada em outros armamentos das Forças Armadas.

Com a expertise em integração de sistemas, a SIATT é a responsável técnica por todo o projeto, sendo a fornecedora futura de todo o Sistema de Armas do Mansup , que inclui o CLM (Console Lançador de Mísseis), o ETLM (Equipamento de Testes de Lançamento de Mísseis) e o SGNC (Sistema de Guiagem, Navegação e Controle) e todos os equipamentos e ferramentas de Suporte Logístico.

—Este é um momento importantíssimo para a indústria de Defesa brasileira e também para as Forças Armadas, que vão adquirir um equipamento de primeira linha para realizar a defesa de nossa Amazônia Azul —comenta Rogério Salvador, CEO da SIATT.

O engenheiro Robson Duarte, da SIATT, acompanhou todos os passos do desenvolvimento do sistema. —Estamos alinhados com as demandas da Marinha e temos a capacidade de criar e fazer funcionar um sistema complexo como o do Mansup—.

Desenvolvimento e Lançamentos — O projeto Mansup teve início em 2008 e começou a ser desenvolvido em 2011 quando a Marinha do Brasil anunciou parceria com algumas empresas brasileiras, com destaque para a SIATT, responsável pelos sistemas de guiagem, navegação, controle e telemetria. Com a evolução do projeto a SIATT assumiu a montagem e testes do Mansup e a sua integração com os navios da Marinha do Brasil.

O míssil foi submetido ao seu primeiro lançamento em novembro de 2018. Durante as atividades são avaliadas diversas variáveis como funcionamento do Autodiretor, do Sistema de Guiagem, Navegação e Controle, da propulsão e da autodestruição do míssil, incluindo a verificação funcional de todos os subsistemas internos.

Este ano, foram realizados importantes testes já sob a formatação final do sistema, com o míssil sendo lançado a partir da Fragata Defensora.

A próxima etapa do Projeto do Mansup será a sua produção industrial, possibilitando que o sistema completo seja embarcado nos navios brasileiros. A previsão é que os mísseis Mansup comecem a ser entregues para a Marinha do Brasil a partir de 2026.