central-eletrica

19/09/2024

Retorno do horário de verão pode otimizar a geração renovável

Durante os picos de consumo, diz Thymos Energia. Nova configuração da matriz elétrica pode ser beneficiada com o adiantamento de uma hora dos relógios durante a duração da medida do governo.

Em meio à crise hídrica que o país enfrenta nos meses de agosto e setembro de 2024, o Ministério de Minas e Energia estuda uma possível volta do horário de verão no Brasil. A Thymos Energia, uma das maiores consultorias de negócios especializada no setor energético do país, avalia que o retorno da medida pode trazer benefícios significativos para o fornecimento do insumo. Segundo a consultoria, esta pode ser uma alternativa viável para mitigar a demanda por eletricidade no horário de pico de consumo e auxiliar a manter uma maior confiabilidade do sistema elétrico.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostram que o Brasil testemunha uma expansão significativa dessa fonte. Atualmente, a solar fotovoltaica representa 17,4% da matriz elétrica nacional, superando os 40 GW de capacidade instalada, e só em 2024 foram adicionados 3 gigawatts (GW).

Mayra Guimarães, diretora de Regulação e Estudos de Mercado da Thymos Energia, explica como a implementação do horário de verão poderia beneficiar a configuração atual da matriz.—Como a geração de energia solar é diurna, esta é uma fonte estratégica para atender ao pico de consumo que ocorre entre 13 e 17 horas. Além disso, ao continuar gerando energia por mais uma hora, a medida contribuiria em parte para mitigar o início do segundo pico, das 19 e 22 horas, quando as pessoas voltam para casa e ligam diversos equipamentos—. Ela observa que o horário de verão ajudaria ainda para o maior aproveitamento da geração eólica, cujo melhor desempenho é no começo da noite.

A executiva complementa que, se, no passado, o horário de verão foi importante para influenciar o consumo, hoje, pode ser um recurso para aproveitar melhor a geração renovável. —Em 2019, quando a decisão pela retirada do horário de verão ocorreu, a geração solar era muito menor, e sua influência na decisão entre manter ou não o regime era quase indiferente. Mas essa situação mudou —conclui.

Thymos Energia — A Thymos Energia é uma das maiores empresas brasileiras de consultoria e gestão de energia. Com a missão de transformar o complexo em simples, a empresa oferece soluções de ponta a ponta da cadeia: geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumo, além de orientar investidores que buscam oportunidades nesses segmentos. A energia para o futuro precisa ser projetada, planejada e construída hoje e o trabalho da Thymos é dar o suporte necessário para que as melhores decisões sejam tomadas.