assembleia-abeph

19/09/2024

Abeph reúne 11 portos públicos brasileiros em Santos

Evento prossegue na quinta-feira e inclui navegação pelo canal do Porto de Santos.

Presidentes de 11 portos públicos brasileiros participaram da abertura da 3ª assembleia itinerante de 2024 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), realizada na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), no dia 18 de setembro (quarta-feira). A Abeph defende a valorização dos portos brasileiros há 66 anos. Seus membros atuam nos portos nacionais promovendo estudos, construção, operação, gestão dos portos, instalações portuárias, meios de transporte e também atendendo os usuários do setor portuário.

A importância da troca de experiências entre os portos e adoção de novas tecnologias para aprimorar a gestão dos portos públicos foi a tônica das falas de abertura do evento, feitas pelo presidente da APS, Anderson Pomini; pelo presidente da Abeph, Luiz Fernando Garcia da Silva (também presidente da Portos do Paraná); do capitão dos Portos de São Paulo, Marcus André de Souza e Silva; da diretora-executiva da Abeph, Gilmara Temóteo e do secretário de Portos e Emprego da Prefeitura de Santos, Elias Júnior.

Os participantes trataram de temas como gestão, segurança e cibersegurança portuária. Todos assistiram palestra do presidente da APS sobre os planos de investimento no Porto de Santos. Pomini disse que o importante deste evento é fortalecer todos os portos públicos brasileiros: —O Brasil ganha com o crescimento e melhora do desempenho de todos os portos. Aprendemos muito com as experiências de cada um —afirmou.

Luiz Fernando Garcia da Silva, da Portos do Paraná, disse que os problemas que afetam um porto público afetam todos os demais. —Nossos desafios são muito parecidos e temos que nos unir para enfrentá-los—.

Prestigiaram o evento o presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot; o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Elias Vieira; o presidente da Companhia Docas da Bahia (Codeba), Antonio Gobbo; o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins; o presidente do Porto de Imbituba, Urbano Lopes; o presidente da PortosRio, Francisco Martins; o superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga; o presidente da Companhai Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Paulo Cesar de Macedo, e dos Portos do Ceará, Paulo César Moreira.

Também participaram, pela Receita Federal, Cleiton Alves dos Santos; pela Antaq, Daniel Alves, pela Conportos, o presidente Marcelo João e pela Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino.