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14/09/2024

Super Terminais inicia Operação Itacoatiara

Para garantir logística durante período de seca severa. Porto de Manaus recebe primeiro navio em Itacoatiara, assegurando o transporte de cargas e o funcionamento da indústria local.

Manaus— O Super Terminais, mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde, iniciou no dia 12 de setembro (quinta-feira), a Operação Itacoatiara. Às 16 horas, o navio MSC Manya chegou ao porto flutuante de Itacoatiara com 1.156 contêineres.

A embarcação foi a primeira a atracar na estrutura montada pelo Super Terminais na região de Itacoatiara, que recebeu um investimento de R$ 45 milhões como forma de enfrentar os desafios da seca, garantindo o transporte das cargas até Manaus e o funcionamento da indústria do Estado. O próximo navio a atracar é o Hansa Ásia, no dia 15 (domingo), às 7 horas.

—Essa operação reflete nossa preocupação em manter o abastecimento de insumos e o escoamento da produção local, garantindo a estabilidade da economia e a manutenção dos empregos na região— destacou o diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregorio.

A iniciativa que garante a segurança e a eficiência na logística portuária durante o período de seca severa inclui a aquisição de equipamentos essenciais como poitas, amarras e bombas, além de estudos de batimetria e solo. Também cobre despesas com transporte, alojamento e alimentação dos funcionários, além do aluguel de escritórios e outras necessidades operacionais.

A Operação —A Operação Itacoatiara foi desenvolvida por Heitor Augusto de Souza Lima, engenheiro naval da empresa PGE. A equipe envolvida no projeto se concentrou em criar uma solução complexa, mas essencial para a continuidade da indústria amazonense.

Ela é realizada em uma área adquirida exclusivamente para o uso do Super Terminais, com especificações robustas: espaço de 300 mil metros quadrados, localizado na margem esquerda do Rio Amazonas, com acesso rodoviário asfaltado pela estrada do Aeroporto de Itacoatiara, e a apenas 1,4 quilômetros do porto público local.

O módulo da operação está posicionado a 100 metros da margem, com uma profundidade de 34 metros de calado, permitindo a recepção de todos os tipos e tamanhos de navios operados atualmente, sem dificuldades. A navegação entre Itacoatiara e Manaus fica otimizada, com tempo de viagem estimado em 18 horas na ida (108 milhas náuticas ou aproximadamente 200 quilômetros) e 12 horas na volta.

A iniciativa foca no transbordo de contêineres, com estrutura disponível de setembro a dezembro ou até que o calado do rio seja normalizado. Um píer flutuante de 240 metros de comprimento e 24 metros de largura comporta três guindastes Konecranes ESP10, cada um com 64 metros de lança e alimentados por quatro geradores de 500 Kva, incluindo um gerador de backup.

As operações ocorrem 24 horas por dia, sete dias por semana, em três turnos. O Super Terminais é o único porto a ter autorização para o funcionamento ininterrupto. O objetivo principal é descarregar 100% da carga dos navios e seguir com a operação de balsas até o porto de Manaus.

Super Terminais — Com mais de 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. A estrutura oferece ainda os equipamentos mais modernos do mercado. Entre as grandes preocupações da empresa estão a preservação da maior floresta tropical do mundo — a Floresta Amazônica —, a capacitação para promover um ambiente focado em sustentabilidade.