Organização está mais uma vez responsável por identificar oportunidades e riscos, além de traçar estratégias que levem o festival a se tornar ‘lixo zero’ em todas as edições até 2030. Na edição de 2022, o festival reciclou 256 toneladas de resíduos, economizou 611 MWh de energia e 1.46 milhão de litros de água. Com o apoio no ano passado ao The Town, esse é o terceiro evento consecutivo da Rock World SA com o suporte em ESG da Deloitte
A Deloitte — organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo – é a consultoria oficial ESG pela terceira edição consecutiva de um evento da Rock World SA, a criadora do Rock in Rio e do The Town.
O Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, acontecerá entre hoje e 22 setembro, no Rio de Janeiro. Com o apoio da Deloitte, o evento de 2022, quando a Rock World SA assumiu o objetivo de ‘lixo zero’ em todas as edições até 2030, houve reciclagem de 256 toneladas de resíduos, economia de 611,74 MWh de energia e de 1.46 milhão de litros de água, além de mais de 1 milhão de árvores poupadas.
—A integração dos princípios ESG tornou-se indispensável tanto para as empresas quanto para a sociedade. Para trilhar um caminho sustentável é fundamental que as organizações avaliem com clareza seus pontos fortes e os obstáculos que precisam ser superados. No caso do Rock in Rio, nosso trabalho envolve precisamente essa análise, por meio de um diagnóstico detalhado e um estudo comparativo das práticas internacionais mais eficazes. Com isso, identificamos oportunidades, riscos e estratégias que levem às recomendações precisas para que o festival alcance suas metas —explica Bernardo Nunes, sócio da Deloitte e líder pelo projeto de ESG do Rock in Rio.
O Rock In Rio de 2022 contou com a montagem de uma subestação de energia extra, capaz de alimentar além dos cinco stands que antes funcionavam a gerador, mais quatro novos stands e um bar. Só nessa ação ocorreu uma redução de cerca de 30 mil litros de diesel. A organização do evento também leiloou instrumentos musicais assinados e/ou doados por artistas, arrecadou mais de R$ 235 mil e assim apoiou dois projetos de entidades sociais, concentrados em plantios de árvores e distribuição de refeições.
Já no The Town, outro importante festival realizado em 2023, em São Paulo, foi possível identificar a redução de 10 toneladas de resíduos somente com a utilização de copos reutilizáveis. Cerca de 93% do total de resíduos do evento foi destinado à reciclagem, valorização orgânica e energética. Houve ainda apoio a projetos audiovisuais junto a comunidades carentes.
—Temos uma satisfação muito grande em oferecer nossa expertise, agora em um terceiro evento seguido do grupo, o Rock in Rio 2024, para tornar os festivais cada vez mais sustentáveis, não apenas para o público, mas também para aqueles que de alguma forma estão trabalhando para a sua realização. São medidas importantes, que contribuem para um mundo melhor, impactando diretamente centenas de famílias que vivem ao redor —afirma Ana Lia Touso, sócia de Sustainability e ESG da Deloitte.
Deloitte — A Deloitte é a organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, com cerca de 457 mil profissionais em todo o mundo, gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países e territórios. Com base nos seus mais de 175 anos de história, fornece serviços de auditoria e asseguração, consultoria tributária, consultoria empresarial, assessoria financeira e consultoria em gestão de riscos para quase 90% das organizações da lista da Fortune Global 500® e milhares de outras empresas. Nossas pessoas proporcionam resultados mensuráveis e duradouros para ajudar a reforçar a confiança pública nos mercados de capitais e permitir aos clientes transformar e prosperar, e lideram o caminho para uma economia mais forte, uma sociedade mais equitativa e um mundo sustentável. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é líder de mercado, com mais de sete mil profissionais e operações em todo o território nacional, a partir de 18 escritórios.
A Deloitte refere-se a uma ou mais empresas da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”), sua rede global de firmas-membro e suas entidades relacionadas (coletivamente, a “organização Deloitte”). A DTTL (também chamada de “Deloitte Global”) e cada uma de suas firmas-membro e entidades relacionadas são legalmente separadas e independentes, que não podem se obrigar ou se vincular a terceiros. A DTTL, cada firma-membro da DTTL e cada entidade relacionada são responsáveis apenas por seus próprios atos e omissões, e não entre si. A DTTL não fornece serviços para clientes.