Projeto de e-fulfillment inclui processos automatizados e captura de sinergias com a infraestrutura de e-commerce da DHL Supply Chain. A operação está preparada para uma comercialização de cerca de 500 mil peças/mês, demandando grande agilidade no processamento de pedidos, com prazo de entrega em até 48 horas.
O sucesso da Privalia, hub de soluções full service que conecta 19 milhões de consumidores cadastrados a mais de 600 love brands nacionais e internacionais, está baseado em um modelo de negócio que envolve muita assertividade nas oportunidades oferecidas, entre elas a rapidez nas entregas. A companhia oferta para o consumidor final por meio do e-commerce lotes de produtos a preços promocionais, além de lojas exclusivas de marcas desejo e ofertas de viagens. No modelo de flashsale, com as campanhas promocionais, o estoque negociado fica em posse das marcas parceiras e o produto só sai para o armazém da Privalia quando é comercializado.
É exatamente a partir desse momento que a empresa precisa de uma estrutura logística ágil capaz de garantir que o produto vendido seja processado de forma rápida, possibilitando a entrega no prazo acordado. Para isso, a partir de agosto, a Privalia contará com toda expertise em operações de e-commerce no Brasil da DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, para os produtos de HomeDecor (cama, mesa, banho, enfeites, eletrodomésticos e alguns alimentos).
Assim que comercializados, os itens que compõem a categoria, geralmente mais volumosos, pesados e frágeis, vão para o Centro de Distribuição (CD) da DHL Supply Chain em Barueri, onde serão recebidos, armazenados, embalados e expedidos para o consumidor final.
A Privalia realiza entre 12 e 15 campanhas promocionais por dia em seu site/aplicativo e processa mais de 500 mil peças por mês. —Somos incansáveis em buscar soluções para garantir a integridade dos produtos, que precisam sair do estoque das marcas parceiras e chegar na casa do nosso consumidor no prazo prometido —afirma Thiago do Nascimento, COO da Privalia. Ainda segundo ele, a expectativa com a parceria é aumentar o índice dos “pedidos perfeitos”, ou seja, aqueles que percorrem esse caminho sem nenhuma ruptura.
O serviço contratado pela Privalia foi o e-fulfillment, no qual o parceiro logístico assume a gestão do fluxo logístico do e-commerce, o que inclui o check in do produto assim que chega ao CD de Barueri, armazenagem, separação (picking) e a expedição do pedido; assim como a logística reversa desses produtos.
—Entendemos o modelo de negócio do cliente, que opera com um estoque baixo e de giro super-rápido, e a expectativa de seus clientes de receber o produto dentro das condições acordadas. A partir daí, oferecemos uma solução sob medida, que engloba sistemas, equipe com experiência em e-commerce e nossa infraestrutura dedicada a este mercado, com área de armazenagem e equipe especializada —afirma Gabriela Guimarães, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain.
Segundo a executiva, entre os diferenciais proporcionados pela DHL está a automação das interfaces dos sistemas DHL e Privalia, o que agiliza e garante escala a vários processos intralogísticos, e o desenho lean otimizado do armazém. —Além do volume, esta operação foi concebida para suportar o crescimento da Privalia de forma sólida e eficiente. Neste sentido, acessar as capacidades da DHL na área de e-commerce proporciona ganhos significativos—.