Soluções permitem a automação de diversos equipamentos com operação remota, além de reduzir e mitigar os impactos ao meio ambiente.
A Huawei, líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, apresentará soluções como redes privativas 5G e a geração e armazenação de energia fotovoltaica fim a fim, que impulsionam a digitalização do mercado brasileiro de mineração. As inovações serão apresentadas durante a Exposibram 2024, que será realizada entre 9 e 12 de setembro, em Belo Horizonte.
As redes privativas 5G permitem a incorporação de ferramentas de direção autônoma e a automação de processos baseados em inteligência artificial. Escavadeiras, caminhões e outros equipamentos da mineração podem ter suas tarefas e operações realizadas de forma ágil e remota. Isso permite também que os colaboradores atuem cada vez mais em um ambiente seguro e confortável para a operação, elevando a segurança na produção — considerando que as minas são propensas a mudanças extremas de temperatura, poeira e ruídos, entre outros fatores.
—Estamos em um momento de aceleração da inteligência industrial, que significa utilizar as tecnologias digitais em favor da produtividade, da geração de valor e, por consequência, da redução de custos. E, no cenário atual, sai na frente quem usa a inteligência a seu favor. E isso começa na administração dos dados existentes na empresa. Dados dispersos e sem controle, ou armazenados de forma caótica, são oportunidades de negócios perdidas —destaca Flávio Hott, CTO do setor de mineração da Huawei Brasil.
Além das soluções de TIC, a companhia oferece soluções para geração e armazenação de energia fotovoltaica fim a fim para fornecer energia limpa e mais acessível. Desenvolvida pela Huawei Digital Power, subsidiária focada em desenvolver tecnologias para um mundo mais verde, promovendo a neutralidade de carbono em diversos setores, a solução visa mitigar e reduzir o impacto ambiental das indústrias de mineração.
—O setor de mineração é responsável por um alto consumo energético e grande quantidade de emissões de carbono, devido ao uso do diesel nos veículos. E, para isso, a companhia desenvolveu o ‘Green-SEE’, um conjunto de soluções que apoia a transformação da indústria— complementa André Foster, gerente sênior de P&D da Huawei Digital Power Brasil.
O “Green-SEE” é baseado em quatro pilares: Produção e uso de energia solar, Armazenamento de energia por meio de sistemas de baterias, Garantia da operação e Eletrificação da frota. A palavra “Green” faz referência à energia solar; “S” a Storage (do inglês, armazenamento); “E” a Ensure (do inglês, garantir); e “E” refere-se à eletrificação.
As soluções que integram esse sistema são o Gerador de Energia Verde, que combina as tecnologias Huawei para garantir a continuidade das operações ao utilizar fontes renováveis de energia; o Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS, na sigla em inglês), capaz de energia capturada e fornecê-la quando há demanda; Solução Integrada de Armazenamento de Energia, cujo objetivo é manter o funcionamento de sistemas críticos em caso de falhas ou oscilações; e a Eletrificação dos Transportes, que permite a transição dos veículos movidos a combustível fóssil para modelos híbridos ou elétricos.
. Huawei na Exposibram 2024, de 09 a 12 de setembro(segunda a quinta-feira). Estande: G01. | https://exposibram2024.ibram.org.br