Evento é considerado um dos maiores da América Latina sobre mineração e conta com participação de pesquisadores e autoridades do país e do exterior.
O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, e o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, participaram, no dia 09 de setembro (segunda-feira), da abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), em Belo Horizonte (MG). O evento é considerado um dos maiores da América Latina sobre mineração e reúne as principais empresas do setor, especialistas, pesquisadores e autoridades do Brasil e do exterior.
Na ocasião, Melo foi homenageado devido à valiosa contribuição em defesa dos interesses do setor mineral. Ele ressaltou que se sente honrado pelo reconhecimento recebido do IBRAM. —Mostra que o SGB está no caminho certo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor mineral. E agradeceu: —Recebo esta homenagem em nome de todos do SGB, pois é fruto de um esforço coletivo. É uma alegria participar deste evento e ajudar a definir os rumos da mineração brasileira. É uma grande oportunidade para trocas e novas parcerias. Contem sempre com o SGB —enfatizou.
O diretor-presidente também destacou que o Brasil tem potencial para ser um dos maiores fornecedores mundiais de minerais críticos para a transição energética. —Nosso papel é ajudar a revelar esse potencial. Por isso, realizamos projetos e investimos em novos equipamentos e tecnologias para trazer as respostas que o setor mineral precisa—.
Já Silveira disse que a participação do SGB na Exposibram 2024 representa uma oportunidade ímpar para compartilhar conhecimentos e contribuições ao desenvolvimento sustentável do setor mineral. —Nesta edição, teremos temas de relevância para o futuro da mineração, como a economia circular e a pesquisa de minerais críticos, que são essenciais para a transição energética global. Além disso, o SGB reforçará seu papel na pesquisa e na gestão de recursos minerais, incluindo os minerais nucleares, que têm grande importância para o setor energético—.
E completou: —Nossa presença na exposição também visa fortalecer parcerias e incentivar o debate sobre inovação tecnológica e boas práticas, sempre alinhadas às demandas de um mercado cada vez mais responsável e comprometido com o meio ambiente. Estamos ansiosos para compartilhar as contribuições do SGB para a evolução deste setor, que é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil—.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou no dia 09 (segunda-feira), em Belo Horizonte(MG) — pouco antes da abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2024 – o Fórum de Entidades do Setor Mineral. O objetivo é intensificar a interação entre essas organizações, defender interesses sobre temas críticos, definir novas agendas e espaços de articulação integrada entre as entidades e assegurar o alinhamento sobre propostas de novas políticas públicas.
Participaram do encontro o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a Agência Nacional de Mineração (ANM), a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), o Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), entre outros.
Exposibram —Na Exposibram, realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), estarão representadas as principais mineradoras com atuação global e grandes fornecedores de produtos e serviços. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão.
A exposição internacional é a maior vitrine para geração de negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.
Nesta edição, a perspectiva é receber mais de 70 mil pessoas durante os quatro dias de evento. O encontro contará com a participação de expositores brasileiros e estrangeiros, de países como Itália, Estados Unidos, China, Canadá, Alemanha, Chile, Irlanda, Holanda, Inglaterra e Peru.
Dentre os vários temas que serão discutidos, alguns são destaques, como a transição energética e tributação. Além disso, serão debatidas formas de financiamento de projetos de transição energética, agenda econômica, perspectivas de mercado, riscos tributários e fiscais, riscos políticos e outros assuntos sensíveis ao setor.
Rodada de negócios — Outro ambiente que gera altas expectativas no âmbito da Exposibram é a rodada de negócios. Em 2023, 22 empresas mineradoras participaram da Rodada de Negócios da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2023) e geraram expectativa de negócios no valor de R$ 1,5 bilhão. Neste ano, o objetivo é conectar mais fornecedores e mineradoras para estabelecer parcerias.